Alfazema

publicidade

A alfazema, de nome científico Lavandula angustifolia Chaix & Kitt, popularmente chamada de lavanda, lavândula ou nardo é uma planta medicinal, muito aromática e embora nativa do espaço ocidental do mar mediterrâneo, está presente atualmente em todo o mundo. Esta planta cresce de forma semelhante a um arbusto que atinge uma altura de 60 cm, produzindo flores violeta em suas hastes.

Para que serve a Alfazema

A alfazema serve para: acalmar, melhorar a digestão, combater a alergia à picada de insetos e conferir mais energia, estados psicológicos de inquietação, perturbações do sono, irritação gástrica, flatulência, colites nervosas, dispepsia nervosa, má circulação e hipotensão arterial, exaustão física.

Propriedades da Alfazema

A alfazema possui propriedades anti-sépticas, antiespasmódicas, analgésicas, cicatrizantes, antiasmáticas, anticonvulsivas, sudoríferas e que ajudam na redução dos gases intestinais.

Modo de uso da Alfazema

  • Infusão: 70 g de flores em 1 litro de água fervente.
  • Culinária: pode fazer parte de umas misturas para tempero ou como aromatizante em sobremesas como sorvetes, cremes, e molhos doces.
  • Chá: Para combater a irritação gástrica ou a flatulência, coloque 1 colher de chá de flores em 250 ml de água e deixe descansar por 5 minutos, coe e beba ainda morno.

Efeitos colaterais da Alfazema

Pode causar sonolência

Contraindicações da Alfazema

Em caso de úlceras gástricas.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/08/2014 Última atualização da página: 10/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.