Alfazema

publicidade

A Alfazema é uma planta medicinal, também conhecida como Lavanda, Lavândula ou Nardo, muito utilizada para combater problemas de estômago ou tratar alergia a picadas de insetos.

O seu nome científico é Lavandula angustifolia e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Para que serve a Alfazema

A Alfazema serve para ajudar no tratamento de ansiedade, má digestão, alergia à picada de insetos, cansaço, problemas do sono, irritação gástrica, flatulência, colite nervosa, dispepsia nervosa, má circulação, hipotensão arterial e exaustão física.

Propriedades da Alfazema

As propriedades da Alfazema incluem sua ação anti-séptica, antiespasmódica, analgésica, cicatrizante, antiasmática, anticonvulsiva e sudorífera.

Modo de uso da Alfazema

As partes usadas da Alfazema são suas flores, folhas, haste para fazer chás, óleo essencial ou para usar na culinária.

  • Chá de Alfazema para má-digestão: colocar 70 g de flores em 1 litro de água fervente durante 5 minutos. Coar e beber até 3 vezes por dia, após as refeições.

Efeitos colaterais da Alfazema

O principal efeito colateral da Alfazema é a sonolência, quando ingerida em excesso.

Contraindicações da Alfazema

A Alfazema está contraindicada para pacientes com úlceras gástricas.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 26/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.