Para que Servem as Flores de Alfazema

PUBLICIDADE

Ansiedade, má digestão ou alergia a picadas de insetos são alguns dos problemas que podem ser tratados usando Alfazema, uma planta medicinal muito versátil. 

A Alfazema, também conhecida como Lavanda ou Lavândula, é uma planta medicinal com propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas, que pode ser usada na forma de chá usando flores secas ou sachês ou na forma de óleo essencial. O seu nome científico é Lavandula angustifolia e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em alguns mercados ou feiras livres.

PUBLICIDADE

Para que Servem as Flores de Alfazema

Para que serve a Alfazema

A Alfazema serve para tratar diversos problemas como: 

  • Problemas do sistema nervoso como ansiedade, angústia ou agitação;
  • Má digestão e irritações no estômago;
  • Problemas de pele e alergias a picadas de insectos; 
  • Cansaço e exaustão física;
  • Problemas de sono; 
  • Excesso de gases; 
  • Má circulação e hipotensão arterial;
  • Enxaquecas e espasmo;
  • Asma brônquica.

Modo de uso da Alfazema

As partes usadas da Alfazema são suas flores, folhas, haste para fazer chás, óleo essencial ou para usar na culinária.

1. Chá de Alfazema 

O chá de Alfazema é ótimo para tratar problemas de má digestão, irritações no estômago, enxaquecas, espasmo e asma bronquica e pode ser preparado do seguinte modo: 

Ingredientes:

  • 70 g de flores de Alfazema;
  • 1 L de água fervente.

Modo de Preparo: 

  • Numa panela, quando a água estiver a ferver adicionar as flores de Alfazema e deixar ferver durante 5 minutos. Passado esse tempo, retirar do fogo e deixar repousar durante 10 minutos, coando sempre antes de beber. 

Para que Servem as Flores de Alfazema

Este chá deve ser bebido até 3 vezes por dia, sendo recomendado tomar após cada refeição principal.  

2. Banho quente com Alfazema

O banho quente com Alfazema possui um excelente efeito relaxante, calmante e tranquilizante que ajuda no tratamento do excesso de estresse, ansiedade e problemas de sono. Para preparar um banho de alfazema, basta adicionar à água quente 100 g de flores secas de Alfazema ou 6-7 gotas de Óleo essencial da planta. 

Outra forma de usar a Alfazema no banho, consiste em colocar as 100 g de flores de Alfazema num tecido fino como fralda de bebê por exemplo, amarrar de forma a fazer um saquinho e prendendo o saquinho no chuveiro usando barbante. Desta forma, a água entra em contato com a planta e espalha pelo corpo as propriedades medicinais da Alfazema. No lugar das flores secas, também pode ser usado o óleo essencial da planta, que pode ser previamente adicionada a sachês de chá de camomila ou menta por exemplo. 

Além disso, para tratar os problemas de sono e de estresse também podem ser usados saquinhos com flores secas da planta, que devem ser colocados debaixo do travesseiro, para que atuem durante toda a noite acalmando e relaxando.

3. Massagem com Óleo Essencial

A Massagem com óleo essencial de alfazema nas têmporas é especialmente indicada para acalmar dores de cabeça provocadas por estresse e tensão muscular. Para fazer esta massagem, deve esfregar 4 a 5 gotas de óleo essencial nos dedos e em seguida massagear as têmporas em movimentos circulares durante alguns minutos. Se sentir que a dor de cabeça está sendo provocada por tensão no pescoço, a seguir das têmporas deve massagear a parte de trás do pescoço em movimentos também circulares. Veja como fazer uma massagem relaxante usando este óleo essencial em Como Fazer Massagens Relaxantes com Óleos Essenciais.

Para que Servem as Flores de Alfazema

Além disso, devido ás suas propriedades calmantes o óleo essencial também pode ser utilizado para tratar picadas de insectos, sendo para isso recomendado que passe 1 a 2 gotas de óleo sobre a picada. 

Efeitos colaterais da Alfazema

O principal efeito colateral da Alfazema é a sonolência, devido ás suas propriedades relaxantes e calmantes, mas isto apenas se verifica quando esta é ingerida em excesso. 

Contraindicações da Alfazema

A Alfazema está contraindicada para pacientes com úlceras gástricas e durante a gravidez, sendo também contraindicada para pacientes com alergia ao óleo essencial

Além disso, a alfazema também apresenta propriedades que beneficiam a pele e o rosto, podendo ser utilizada para fazer uma hidratação natural. Veja como clicando aqui

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE