Hidroterapia

publicidade

A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática ou aquaterapia, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios, dentro de uma piscina com água a cerca de 34º, para acelerar a recuperação de atletas lesionados ou pacientes com artrite, por exemplo.

Geralmente, a hidroterapia é feita por um fisioterapeuta e é muito utilizada por gestantes e idosos, porque ajuda no tratamento de:

  • Artrite, artrose ou reumatismo;
  • Problemas ortopédicos, como fraturas ou hérnias discais;
  • Lesões musculares;
  • Dores articulares;
  • Inchaço nas pernas;
  • Dificuldade respiratória;
  • Problemas neurológicos.

A hidroterapia para gestantes, deve ser indicada pelo obstetra e, normalmente, é usada para melhorar a circulação do sangue, reduzir o inchaço das pernas e diminuir a dor nas costas, pés e joelhos, por exemplo.

Na hidroterapia, devido às propriedades da água, é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos ao mesmo tempo que se mantém a resistência, permitindo o crescimento muscular, mas sem provocar lesões noutros locais do corpo. Além disso, a água aquecida permite o relaxamento muscular e o alívio da dor.

Benefícios da Hidroterapia

Alguns benefícios da hidroterapia incluem fortalecimento dos músculos, aumento da amplitude das articulações, melhora do funcionamento cardiorrespiratório, melhora da circulação sanguínea, assim como diminuição da dor e do estresse.

Além disso, a hidroterapia ajuda a diminuir problemas de postura e transmite sensação de bem-estar, melhorando a imagem corporal dos indivíduos e aumentando a auto-estima.

Saiba mais sobre Hidroterapia em:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/07/2014 Última atualização da página: 11/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.