Hérnia Umbilical

publicidade

A hérnia umbilical é caracterizada por um estufamento no umbigo ou à sua volta. Ela pode ser formada por gordura ou por uma parte do intestino, delgado ou grosso, que atravessa o músculo do abdômen, formando uma espécie de bolsa na região.

A hérnia umbilical pode desaparecer nas crianças, mas nos adultos elas tendem a aumentar de tamanho, necessitando de cirurgia.

Sintomas de hérnia umbilical

Os sintomas de hérnia umbilical geralmente incluem:

  • Elevação ou caroço no umbigo ou próximo do umbigo que pode estar sempre presente ou que se torna mais nítido quando se faz força;
  • Pode haver dor na região do umbigo que piora com o movimento ou esforço;
  • Náuseas, vômitos e dor abdominal intensa podem surgir em casos mais graves.

Estes sintomas podem afetar indivíduos de todas as idades e até mesmo bebês.

Hérnia umbilical em bebês

A hérnia umbilical em bebê é uma situação relativamente comum que tende a desaparecer espontaneamente no 1º ano de vida. Os sintomas são os mesmo citados acima, mas a hérnia pode estufar quando a criança chora. Porém não causa dor e não há perigo de vida.

Estas hérnias variam muito de tamanho, algumas chegam a ter mais de 5 cm de largura, mas são muito raras.

O tratamento da hérnia umbilical em bebês pode ser feito colocando-se um esparadrapo ou uma cinta para pressionar o umbigo para dentro da cavidade abdominal, mas se ela não desaparecer sozinha até aos 5 anos deve-se recorrer à cirurgia.

Tratamento para a hérnia umbilical

O tratamento para a hérnia umbilical em adultos é sempre a cirurgia, que pode ser feita através de um corte na região abdominal ou por laparoscopia. Em alguns casos pode ser deixada uma rede de proteção no local da cirurgia.

A recuperação é lenta e deve-se permanecer em casa durante 20 dias, evitando pegar pesos. Em caso de tosse é importante colocar uma mão ou um travesseiro na região da cicatriz para evitar a abertura dos pontos e porque a hérnia umbilical pode voltar.

Usar uma cinta pode ser útil para obter um maior conforto. Pode-se comprar esta cinta ou funda para hérnia umbilical em lojas de produtos hospitalares ou pela internet.

Hérnia umbilical na gravidez

A hérnia umbilical na gravidez é mais comum nas mulheres que tiveram hérnia quando eram crianças. Ela não é perigosa para o bebê, nem para a mãe e não dificulta o trabalho de parto.

Dependendo do tamanho da hérnia o médico cirurgião geral ou cirurgião abdominal poderá indicar o uso de uma cinta durante a gravidez e irá avaliar a possibilidade de fazer a cirurgia para reparação da hérnia umbilical junto à cesárea.

Fotos da hérnia umbilical

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 22/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.