12 doenças que causam dor no umbigo

PUBLICIDADE

A dor no umbigo pode estar ligada a problemas no próprio umbigo, como hérnia e alterações nos músculos abdominais, ou pode ser devido a doenças em outros órgãos do corpo, como apendicite e diverticulite.

Essa dor pode aparecer de forma constante ou aliviar durante algumas horas ou dias, e normalmente piora ao tocar no umbigo ou ao dobrar ou esticar o corpo. O ideal é ir ao médico para identificar se existe alguma doença causando a dor e iniciar o tratamento adequado.

PUBLICIDADE

Veja a seguir o que pode causar a dor do umbigo e o que fazer em cada caso.

1. Infecção na bexiga

A infecção na bexiga, também chamada de cistite, afeta principalmente mulheres e pode causar dor no umbigo principalmente ao urinar, podendo também haver sintomas de sangue e cheiro forte na urina.

O que fazer: Deve-se procurar um urologista para tomar antibióticos que eliminem a infecção, pois ela pode se espalhar para os rins e causar problemas mais graves.

2. Gravidez

É comum mulheres grávidas sentirem dor no estômago durante a gravidez devido às alterações no corpo para se adaptar ao crescimento do bebê.

O que fazer: Se a dor for severa e não melhorar com o descanso, deve-se procurar o obstetra para verificar se existe algum problema na gravidez. Veja mais causas de dor no umbigo na gravidez.

12 doenças que causam dor no umbigo

3. Hérnia

A hérnia aparece quando parte de um órgão interno, como intestino ou bexiga, saem de onde deveriam estar e passam a pressionar o abdômen, muitas vezes na região do umbigo, o que causa dor. Normalmente essa dor piora ao se curvar ou a praticar atividades físicas, e também pode surgir dor ao urinar.

O que fazer: Deve-se evitar praticar atividades físicas para não aumentar a hérnia e ir ao médico fazer uma avaliação, pois em alguns casos é recomendada cirurgia para corrigir a hérnia.

4. Apendicite

A apendicite é a inflamação do apêndice, um pequeno tubo que está ligada ao intestino grosso, que causa dor no umbigo parecido com a dor da prisão de ventre ou má digestão. A dor tem início ao redor do umbigo e depois irradia para o lado direito, piorando ao andar ou a tossir. Outros sintomas são prisão de ventre, calafrios, náuseas, perda de apetite, vômitos e febre.

O que fazer: Ao desconfiar de apendicite, deve-se procurar o médico, pois o tratamento é feito com cirurgia para retirar o apêndice.

5. Infecções no estômago

As infecções no estômago podem causar aumento da sensibilidade ao redor do umbigo, e podem ser acompanhadas por outros sintomas, como barriga inchada, náuseas e vômitos.

Além disso, o uso de medicamentos para tratar problemas no estômago também podem causar reações adversas que causam dor no umbigo.

O que fazer: Na presença desses sintomas deve-se procurar um médico, pois para combater a infecção no estômago pode ser necessário tomar antibióticos. Em caso de uso de medicamentos para o estômago, o médico pode trocar o remédio por outro que provoque menos efeitos colaterais.

6. Intoxicação alimentar

A intoxicação alimentar acontece quando se consome comida contaminada com vírus, fungos ou bactérias que causam cólicas abdominais intensa, náuseas, vômitos e diarreia.

Além disso, comer demais também dilata o estômago e aumenta a produção de gases, o que leva a um aumento da pressão sobre o abdômen, causando dor.

O que fazer: Deve-se fazer refeições em menores quantidades para evitar a dilatação do estômago ou tratar os sintomas da intoxicação alimentar. Veja como tratar os Sintomas da Intoxicação Alimentar.

12 doenças que causam dor no umbigo

7. Diverticulite

A diverticulite normalmente não causa sintomas, mas nas fases agudas da doença ou quando ela apresenta alguma complicação, podem surgir sintomas de dor no lado esquerdo da barriga e abaixo do umbigo, fezes com sangue, diarreia, prisão de ventre, febre, náuseas e vômitos.

O que fazer: Deve-se tomar remédios analgésicos e antibióticos prescritos pelo gastroenterologista e fazer uma dieta rica em fibras e água para evitar a formação e o agravamento da diverticulite. Veja mais em: Tratamento para diverticulite.

8. Cirurgia

Após fazer uma cirurgia abdominal, é comum sentir dor no umbigo, que pode ser leve ou moderada e em alguns casos é acompanhada de diarreia ou prisão de ventre.

O que fazer: Seguir as recomendações médicas de descanso, evitar esforços físicos e aguardar a cicatrização da cirurgia.

9. Problemas no Pâncreas

Problemas no pâncreas como diabetes ou pancreatite podem causam dor no lado direito do abdômen que costuma irradiar para o umbigo, além de náuseas, febre e dor de cabeça.

O que fazer: Anotar se quando a dor aparece e se vem acompanhada de outros sintomas, para que o médico avalie se existe algum problema no pâncreas ou em outro órgão abdominal.

10. Úlcera

A presença de úlcera no estômago pode causar dor aguda no umbigo, que normalmente aumenta quando se consome alimentos que piora a úlcera, como bebidas alcoólicas e pimenta.

O que fazer: Tomar medicamentos que aliviem a dor e controlem o desenvolvimento da úlcera de acordo com orientação médica e seguir uma dieta adequada para não piorar o problema. Veja mais em: Dieta para gastrite e úlcera.

12 doenças que causam dor no umbigo

11. Doença de Crohn

A doença de Crohn é um problema intestinal que causa dor na parte baixa e direita do abdômen, diarreia, fezes com sangue, prisão de ventre, náuseas e úlceras intestinais.

O que fazer: Não existe cura para a doença de Crohn, mas deve-se fazer um acompanhamento com o médico gastroenterologista para usar medicamentos que aliviam os sintomas.

12. Pedras na vesícula

Em geral, as pedras na vesícula não causa dor abdominal, mas uma forte dor na parte superior do abdômen e que irradia para o umbigo pode surgir se houver alguma complicação causada pelas pedras.

Além da dor, podem surgir sintomas de febre, perda de apetite, diarreia, enjoos, vômitos e pele e olhos amarelados.

O que fazer: Se a dor abdominal durar mais de 1 semana ou se aparecerem os outros sintomas, o médico deverá ser consultado para avaliar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Assim, em todos os casos de dor no umbigo, a melhor solução é procurar o médico, pois essa dor pode ser sinal de problemas em algum órgão do corpo, especialmente quado dura mais de uma semana ou quando é acompanhada de outros sintomas.

PUBLICIDADE