Hemoglobina

publicidade

A hemoglobina é uma substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue que contém ferro e  tem como principal função o transporte de oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. A hemoglobina também ajuda no transporte de nutrientes para as células e recolhe as substâncias tóxicas, como dióxido de carbono, para depois serem expulsas do organismo.

No exame de sangue de rotina deve ser solicitada pelo médico análise da hemoglobina para identificar doenças como anemia, anemia falciforme ou talassemia no indivíduo.

hemoglobina na urina, ou hemoglobinúria, pode ser detectado no exame à urina e que permite identificar problemas nos rins, malária ou envenenamento por chumbo.

Hemoglobina baixa

A hemoglobina baixa no sangue indica presença de anemia e pode ser causada por perda de sangue, falta de vitaminas ou destruição dos glóbulos vermelhos. Alguns sintomas que indicam valores baixos de hemoglobina são a fraqueza, palidez e falta de ar.

A hemoglobina alta no sangue pode indicar aumento da viscosidade do sangue e perigo de ocorrer doenças cardiovasculares.

Valores de referência ha hemoglobina

Os valores de referência da hemoglobina são 14 a 18 g/dL para os homens e 12 a 16 g/dL para as mulheres, sendo que as mulheres grávidas devem ter pelo menos 11 g/dL. Estes valores podem variar entre os laboratórios de análises clínicas.

Para quem possui valores baixos de hemoglobina é aconselhado aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro como carnes vermelhas, beterraba ou chocolate amargo.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 23/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.