Hemoglobina

PUBLICIDADE

A hemoglobina está presente nos glóbulos vermelhos do sangue que têm como principal função o transporte de oxigênio dos pulmões para todo corpo. A hemoglobina também ajuda no transporte de nutrientes para as células e recolhe as substâncias tóxicas, como dióxido de carbono, para depois serem retiradas do organismo.

A análise da hemoglobina serve para identificar doenças como anemia, anemia falciforme ou talassemia, por exemplo. Saiba mais sobre a anemia.

Hemoglobina baixa

A hemoglobina baixa no sangue pode ser causada por anemia, perda de sangue, falta de vitaminas ou destruição dos glóbulos vermelhos. Outras causas são:

  • Cirrose, hemorragia, doença renal,
  • Câncer na medula óssea.

Para quem possui valores baixos de hemoglobina, o tratamento consiste em aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, beterraba ou chocolate amargo. Veja quais alimentos deve comer em: Alimentos ricos em ferro.

A hemoglobina alta no sangue pode indicar aumento da viscosidade do sangue e o perigo de ocorrer doenças cardiovasculares.

Valores de referência da hemoglobina

Os valores de referência da hemoglobina são:

  • 14 a 18 g/dL para os homens e
  • 12 a 16 g/dL para as mulheres,
  • 11 g/dL para grávidas.

Estes valores podem variar entre os laboratórios de análises clínicas.

Hemoglobina na urina

A hemoglobina na urina, ou hemoglobinúria, pode ser detectada no exame de urina, que permite identificar problemas nos rins, malária ou envenenamento por chumbo, por exemplo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE