Gêmeos Siameses

publicidade

Os gêmeos siameses são os gêmeos idênticos que nascem colados um ao outro. Isso ocorre por uma mutação genética, quando um óvulo é fecundado duas vezes e outras alterações vão acontecendo, impedindo a formação de dois corpos separados.

Os gêmeos siameses podem ser unidos pelo tronco e cada um tem seus órgãos funcionando corretamente e neste caso uma cirurgia para separá-los está indicada. Quando partilham do mesmo fígado, coração ou pulmão, a cirurgia não pode ser feita.

Em alguns outros casos, os irmãos gêmeos siameses são colados na cabeça, nas pernas, nos braços ou em vários locais do corpo, partilhando os mesmos órgãos, o que pode ser perigoso. Neste caso, não é possível realizar uma cirurgia para separá-los pois um deles ou ambos podem vir a morrer durante a cirurgia ou por complicações pós-operatórias.

Os gêmeos siameses são o resultado de uma alteração genética que ocorre logo no início da gravidez, esta alteração pode ser descoberta na primeira ultrassonografia. No caso de uma gravidez assim realizar uma cesárea é imprescindível.

Os gêmeos siameses podem viver unidos por muitos anos e até mesmo gerar filhos. Embora poucos consigam chegar a vida adulta.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 25/03/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.