Como engravidar de gêmeos

PUBLICIDADE

As mulheres que possuem gêmeos na sua família direta possuem maiores chances de engravidar de gêmeos naturalmente devido à carga genética que possuem, à medida que se for o pai que possui casos de gêmeos na família, as chances são as mesmas que quem não possui gêmeos na família.

As mulheres que não tem gêmeos na família, mas que desejam ter gêmeos pode recorrer ao uso de técnicas de fertilização, como o uso de um estimulante ovulatório chamado Clomid. Este medicamento estimula o organismo da mulher a liberar mais de um óvulo durante o mesmo período fértil, aumentando assim a probabilidade de engravidar de gêmeos. No entanto, este medicamento só deve ser usado em caso de infertilidade.

Outra possibilidade de engravidar de gêmeos ou mais bebês ao mesmo tempo é através de tratamentos para engravidar como a fertilização in-vitro.

Diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos

A gravidez de gêmeos univitelinos é aquela em que os gêmeos são idênticos e partilham a mesma informação genética, possuindo somente ligeiras diferenças um do outro, como a impressão digital, por exemplo. Neste caso, o óvulo foi fecundado por apenas um espermatozoide e o ovo formado se divide em dois, dando origem a duas vidas diferentes.

Já a gravidez de gêmeos bivitelinos é aquela em que os gêmeos são diferentes, podendo ser um menino e uma menina. Neste caso, houve maturação de 2 óvulos que foram fecundados por 2 espermatozoides diferentes.

Dessa forma, os gêmeos podem ser:

UnivitelinosCompartilham a mesma placenta e são iguais
BivitelinosCada um tem a sua placenta e são diferentes

Os tratamentos para engravidar como a fertilização in-vitro e os medicamentos como Clomid, aumentam as chances de uma gravidez com gêmeos diferentes.

Apesar de ser pouco comum, existe a possibilidade da mulher ter uma nova ovulação após alguns dias da fecundação, ficando grávida de gêmeos com dias ou semanas de diferença entre eles. Neste caso os gêmeos serão bivitelinos.

Como é a gravidez de gêmeos

A gravidez de gêmeos é considerada uma gravidez de risco porque existe um maior risco de parto pre-maturo e de eclampsia, que é elevação da pressão arterial de forma perigosa e por estes fatores a gestante de gêmeos deve ter alguns cuidados especiais durante a gravidez como comparecer a todas as consultas do pré-natal e ter uma alimentação equilibrada.

Veja outros cuidados que se deve ter em:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE