Fisioterapia para AVC

publicidade

A fisioterapia pós AVC consegue melhorar a qualidade de vida do paciente e ajuda na recuperação de parte dos movimentos perdidos.

O trabalho da fisioterapia será devolver a capacidade motora e fazer com que o paciente seja capaz de realizar suas atividades da vida diária sozinho, sem necessitar de um acompanhante.

Para isso, é necessário tempo e paciência. As sessões de fisioterapia devem começar imediatamente após a alta hospitalar e deve ser realizada preferencialmente todos os dias, pois quanto mais rápido o paciente for estimulado, mais rápida será a sua recuperação.

A fisioterapia pode ser feita em casa, na clínica ou no hospital, mas não deve ser o único momento em que o paciente se exercita. Uma boa dica é colocar o paciente para jogar videogames que exercitam todo o corpo como o Wii e a X-box, por exemplo.

Exercícios de fisioterapia para AVC

Alguns exemplos de exercícios de fisioterapia para AVC são:

Estes exercícios podem ser feitos de forma contínua por mais de 1 minuto cada um. Além desses exercícios é importante realizar alongamento muscular em todos os músculos para melhorar a amplitude dos movimentos e realizar exercícios respiratórios para evitar o acúmulo de secreções que podem levar a pneumonia, por exemplo. Quando o paciente conseguir ficar de pé deve-se auxiliar o seu aprendizado motor e treinar o equilíbrio para que ele consiga andar sozinho.

Outros exemplos de exercícios de fisioterapia para AVC são:

O tratamento fisioterapêutico deve ser individualizado respondendo às necessidades do paciente que podem mudar de um dia para o outro. Alguns equipamentos que podem ser usados são pesos, caneleira, bola, rampa e theraband. 

Apesar do trabalho intenso da fisioterapia, alguns pacientes podem não apresentar grandes melhoras, pois os exercícios devem ser bem feitos e isso depende também da vontade do paciente. Como uma das sequelas do AVC é a depressão, estes pacientes podem ter uma maior dificuldade em ir às sessões e sentirem-se desanimados, não realizando os exercícios corretamente, o que dificulta a sua recuperação.

Por isso, é necessário que um paciente que tenha sofrido um AVC seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e psicólogo.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/08/2014 Última atualização da página: 06/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.