Fezes escuras

publicidade

As fezes escuras podem estar relacionadas à alimentação, a medicamentos e à presença de sangue no sistema digestivo, por exemplo, e seu tratamento vai depender diretamente da sua causa.

Fezes escuras, o que pode ser

Fezes escuras pode ser um sinal de lesão ou distúrbio em qualquer parte do aparelho digestivo. Pode ser desde lesões simples e benignas, como resultado de alimentação específica, até hemorragias digestivas do estômago e câncer do cólon. Nesses casos, há presença de sangue nas fezes, o que deixa as fezes escuras e fétidas.

Utiliza-se o termo "melena" quando as fezes são pretas, pastosas e com cheiro forte; e o termo "hematoquezia" quando são fezes vermelhas ou marrom avermelhadas. É importante que o médico saiba exatamente a cor das fezes para saber a origem do sangramento, facilitando o diagnóstico.

As fezes escuras também podem ser causadas pelo uso de alguns medicamentos, tais como:

  • Comprimidos de ferro ou chumbo
  • Sub-salicilato de bismuto
  • Anticoagulantes como aspirina, varfarina, clopidogrel, Aggrenox
  • Anti-inflamatórios como ibuprofeno e naproxeno

Outra causa comum para a ocorrência de fezes escuras é por ingestão excessiva de alimentos como alcaçuz preto, mirtilo, beterraba, tomate, folhas verdes, feijão, carne vermelha, açaí e beber muito refrigerante escuro, como "coca-cola". Nesses casos, o médico pode examinar as fezes com uma substância química para descartar a presença de sangue.

As fezes escuras também podem ser causadas por traumatismos no abdômen ou no reto, ou até mesmo se engoliu acidentalmente algum objeto estranho.

Fezes escuras no bebê

As fezes escuras no bebê, quando acontece logo após o parto, é normal, pois são as chamadas “fezes meconiais” ou simplesmente “mecônio”. O mecônio é uma substância de cor verde escuro produzida pelo feto durante a gestação, que é expelido nas primeiras horas de vida. Até o sexto dia de vida pode ser normal fezes em tom marrom bastante escuro. Com o passar dos meses, na medida em que são introduzidos novos alimentos, como mingaus, frutas, legumes,
carnes e ovos, a aparência, textura e até o cheiro das fezes do bebê podem modificar, tornando-se mais escuras, pois o organismo passa a assimilar o que é necessário e eliminar o que não é.

Em alguns casos, nos bebês, pode aparecer uma pequena quantidade de sangue nas fezes, tornando-a mais escura, mas geralmente não é grave, pois são causadas por gripes ou alergia ao leite. No entanto, se isso ocorrer é importante informar ao médico para que seja feita uma avaliação mais pormenorizada.

Fezes escuras e dor abdominal

Presença de fezes escuras e dor abdominal pode ser sinal de Gastrite, que é a inflamação do revestimento do estômago, causada normalmente por ingestão excessiva de álcool, infecção bacteriana, certos medicamentos e fumo. Outros sintomas como má digestão, perda de apetite, náuseas e vômitos de sangue também estão associadas às fezes escuras e dor abdominal, nos portadores de gastrite.

Úlcera abdominal

Úlcera abdominal é a destruição da parede interna do estômago. Em condições normais, este suco produzido pelo estômago não causa danos, devido à existência de uma barreira protetora que impede o seu contato direto com as células da mucosa gástrica. A úlcera abdominal é produzida quando há uma diminuição dos fatores protetores do estômago, em relação aos fatores agressores.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 28/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.