Fenitoína (Idantal)

Bula de Fenitoína (Idantal)

A fenitoína é um medicamento usado no tratamento de convulsão, epilepsia e nevralgia do trigêmeo, podendo ser encontrada com em formato de comprimido, suspensão oral ou injetável.

Este fármaco só pode ser comprado em farmácias com prescrição médica e pode ser encontrado no mercado com o nome de Epelin ou Unifenitoin, por exemplo.

Preço

Este remédio custa em média 6 reais.

Indicação

O uso de Idantal está recomendado para convulsão, epilepsia, estado epilético e nevralgia do trigêmeo.

Modo de uso

Idantal pode ser usado sob a forma de comprimidos, sendo que deve ser ingerido com alimentos. Normalmente, o médico recomenda como anticonvulsivante 125 mg, 3 vezes ao dia e nevralgia do trigêmeo 200 a 600 mg ao dia, em doses divididas.

No caso de crianças como anticonvulsivante a dose inicial de 5 mg por Kg de peso corporal por dia, divididos em 2 ou 3 tomada.

Além disso, o remédio pode ser usado sob a forma de injeção no hospital.

Efeitos colaterais

Alguns efeitos colaterais do remédio incluem alterações no sangue, alterações psiquiátricas, ataxia, aumento da glicose no sangue, prisão de ventre, confusão mental, crescimento de pêlos no corpo e no rosto, dor de cabeça, queda da pressão arterial e tontura, por exemplo.

Contra-indicações

Durante a gravidez C e lactação, em casos de problemas de coração como bloqueio átrio-ventricular, bradicardia sinusal, hipersensibilidade às hidantoínas e sindrome de Stokes Adams.

Mais sobre este assunto: