Faringite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Atualizado em abril 2024

Faringite é a inflamação da faringe, que é a parte de trás da garganta, causando sintomas como dor de garganta, dificuldade para engolir, garganta vermelha e inchada ou febre.

A faringite é causada mais frequentemente por vírus, como os vírus da gripe ou do resfriado, ou por bactérias, como Streptococcus pyogenes, por exemplo, mas também pode surgir devido a refluxo gastroesofágico, traumas ou alergias.

O tratamento da faringite é feito pelo otorrinolaringologista ou clínico geral, e geralmente envolve o uso de medicamentos para reduzir a inflamação e aliviar os sintomas, ou o uso de antibióticos por cerca de 10 dias quando a causa da faringite é bacteriana.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de faringite

Os principais sintomas de faringite são:

  • Dor na garganta;
  • Garganta vermelha e inchada;
  • Dor ou dificuldade para engolir;
  • Febre;
  • Rouquidão;
  • Mal estar geral.

Além disso, dependendo da causa da faringite, ainda podem surgir sintomas como tosse, nariz escorrendo ou entupido, dor de cabeça, ínguas dolorosas no pescoço ou presença de pus na garganta. Veja também os sintomas de faringite em bebês.

Assim que surgirem os primeiros sintomas de faringite, é importante consultar o otorrinolaringologista para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da faringite é feito pelo otorrinolaringologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico avaliando as características da garganta. 

Marque uma consulta com o otorrinolaringologista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Otorrinolaringologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, em alguns casos, o médico pode recolher uma amostra da secreção na garganta para analisar no laboratório e identificar qual o microrganismo que pode estar causando da faringite e, assim, indicar o tratamento mais adequado.

Possíveis causas

As principais causas de faringite são:

  • Infecções por vírus ou bactérias;
  • Infecções sexualmente transmissíveis, como clamídia ou gonorreia;
  • Alergias;
  • Traumas ou câncer na faringe;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Exposição a toxinas.

Essas condições causam uma inflamação na faringe, resultando nos sintomas da faringite.

Tipos de faringite

Os principais tipos de faringite são:

1. Faringite estreptocócica

A faringite estreptocócica é causada por bactérias do gênero Streptococcus, principalmente Streptococcus pyogenes, também conhecida como Streptococcus beta-hemolítico do grupo A.

Geralmente, esse tipo de faringite apresenta febre mais alta, pode haver aumento dos gânglios linfáticos e a presença de secreção purulenta na garganta. Saiba como reconhecer os sintomas de faringite estreptocócica.

2. Faringite viral

A faringite viral ocorre devido a infecção por vírus como rinovírus, influenza, adenovírus, coronavírus ou parainfluenza, por exemplo.

Além disso, apesar de menos comum, outros vírus podem causar a faringite viral, como Epstein-Barr, Herpes simplex, Coxsackie A, por exemplo.

Esse tipo de faringite normalmente está associado a gripes ou resfriado, provocando outros sintomas como nariz escorrendo ou entupido, tosse, dore musculares ou nas articulações.

3. Faringite bacteriana

A faringite bacteriana é causada por bactérias, que inclui tanto a Streptococcus pyogenes, como outras bactérias como estreptococcodo grupo BChlamydia pneumoniaeMycoplasma pneumoniaeHaemophilus influenzae ou Neisseria meningitidis.

Outras bactérias são Chlamydia trachomatis, Arcanobacterium haemolyticumFusobacterium necrophorum ou Corynebacterium diphtheriae, por exemplo.

4. Faringite alérgica

A faringite alérgica é causada por substâncias alergênicas, como mofo, poeira, ácaro, pólen, pelos de animais ou produtos químicos, por exemplo, provocando irritação e inflamação na faringe.

Esse tipo de faringite pode causar coceira na garganta ou nos olhos, ou outros sintomas semelhantes à rinite alérgica, como nariz escorrendo, congestão nasal, espirros frequentes ou lacrimejamento.

5. Faringite gonocócica

A faringite gonocócica é um tipo de faringite bacteriana causada pela gonorreia , transmitida através do sexo oral desprotegido com uma pessoa infectada pela bactéria Nesserria gonorrhoea.

Esse tipo de faringite geralmente é assintomática, mas podem surgir sintomas como febre, dor de garganta ou ínguas no pescoço. Saiba identificar os sintomas de gonorreia.

6. Faringite aguda

A faringite aguda pode ser causada por vírus ou bactérias, sendo mais comum em crianças, e os sintomas se iniciam de forma repentina.

Geralmente, a faringite aguda é uma infecção autolimitada, ou seja, melhora em até 2 semanas.

7. Faringite crônica

A faringite crônica é mais comum em adultos, sendo causada por alergias, hábito de fumar, alterações climáticas, doenças metabólicas ou imunológicas, refluxo gastroesofágico ou rinossisusite crônica, por exemplo.

Esse tipo de faringite causa dor de garganta persistente por 12 semanas ou mais, podendo ser recorrente, ou seja, melhorar e voltar novamente.

Como é feito o tratamento

O tratamento da faringite deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista ou clínico geral e varia de acordo com sua causa.

Os principais tratamentos para faringite são:

1. Aumentar a hidratação

Aumentar a hidratação, bebendo mais água, é importante para evitar a desidratação, principalmente nos casos de febre.

2. Repouso

O repouso é indicado pelo médico para ajudar o sistema imunológico a combater a infecção m ais rapidamente, principalmente nos casos de faringite viral ou bacteriana.

3. Evitar o contato com substâncias alergênicas

No caso da faringite alérgica, é recomendado evitar o contato com substâncias alergênicas, e manter o ambiente limpo e arejado, tanto para o tratamento como para a prevenção de novos episódios de faringite alérgica.

4. Uso de remédios

O uso de remédios para faringite pode ser indicado pelo médico para aliviar os sintomas ou eliminar bactérias, e varia de acordo com a causa da infecção.

No caso da faringite viral, o tratamento indicado pelo médico normalmente consiste no uso de analgésicos e antitérmicos para febre por 2 a 3 dias.

Já no caso da faringite bacteriana, o tratamento deve ser feito com antibióticos. Veja todos os remédios indicados para faringite.

É fundamental que o tratamento seja seguido de acordo com a orientação médica, mesmo que tenha sido percebida melhora dos sintomas antes do término do tratamento recomendado, pois assim é possível garantir a eliminação do agente responsável pela faringite.

Leia também: Antibióticos para garganta inflamada: 5 principais opções tuasaude.com/dor-de-garganta-o-que-fazer

Tratamento caseiro

O tratamento caseiro para faringite pode ser feito com gargarejos com água morna e sal ou beber chás, como chá de gengibre ou chá de hortelã-pimenta, pois ajudam a aliviar a dor de garganta e complementar o tratamento indicado pelo médico. Confira outras opções de remédios caseiros para dor de garganta.

Leia também: 12 chás para dor de garganta e garganta inflamada tuasaude.com/remedio-natural-para-garganta-inflamada