Excesso de Exercício Físico Faz Mal

publicidade

O excesso de exercício físico faz mal à saúde porque ir além dos limites do corpo pode resultar em lesões, exaustão e fadiga muscular e, consequentemente, à interrupção da prática.

Sintomas de excesso de exercício físico

O excesso de exercício físico pode ser percebido através de alguns sintomas, como:

  • tremores,
  • movimentos involuntários,
  • cansaço extremo e
  • dores musculares.

No caso desses sintomas a intensidade e frequência dos treinos deve ser reduzida e um médico deve ser consultado para diagnosticar possíveis lesões. É importante informar o profissional de educação física responsável pelos treinos sobre o aparecimento de sintomas para garantir que as atividades praticadas pelo indivíduo sejam saudáveis e não causem nenhuma lesão.

O excesso de exercício físico pode ser feito em busca de um corpo perfeito ou de melhores resultados em um esporte, mas o que muitos não sabem é que o excesso de exercício físico não ajuda a chegar mais rápido ao objetivo pretendido, e sim o contrário, causa lesões no sistema imune que impedem o corpo de atingir todo o seu potencial, fazendo com que o atleta tenha o seu desempenho prejudicado.

O limite da atividade realizada depende de fatores como a idade, o peso, gênero e até da alimentação diária, sendo o acompanhamento de um profissional indispensável. Quanto mais idade um indivíduo tiver, menor deve ser a intensidade do treino, pois pessoas com mais idade tendem a ter maior probabilidade de problemas ósseos.

Os limites do corpo não devem ser desrespeitados e o excesso de exercício físico exige mais esforço do que o corpo humano é capaz de oferecer, por isso, os exercícios físicos devem ser feitos com precaução e de acordo com as capacidades físicas de cada indivíduo. Procurar um profissional de educação física na hora de praticar atividades físicas é a forma mais segura de manter a saúde e melhorar a qualidade de vida.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade