Exame de Vista

PUBLICIDADE

O exame de vista ou exame oftalmológico serve para avaliar a capacidade visual e, apesar de poder ser feito em casa, a visão deve ser sempre avaliada por um médico oftalmologista, pois só ele poderá fazer um diagnóstico correto e avaliar a saúde dos olhos.

Existem vários tipos de exame de vista, porém, o mais comum é o exame para avaliar a capacidade para ver de perto e de longe e, deve ser feito pelo menos uma vez por ano a partir dos 40 anos, mesmo que já use óculos, pois o grau dos óculos pode ter mudado, necessitando ser aumentado ou diminuído, dependendo do caso.

O exame de vista deve ser feito sempre que a pessoa tem sintomas de dificuldade em enxergar, como dor de cabeça frequente ou olhos vermelhos, por exemplo. Para saber mais sobre os sintomas de problemas de visão consulte: Sintomas de problemas de visão.

Além disso, o individuo pode ter que fazer o exame de visão quando é pedido pelo Departamento de Transito, conhecido por Detran, para a pessoa tirar a carteira de motorista.

Como fazer o exame de vista em casa

Para fazer o exame de vista em casa basta seguir as seguintes instruções:

  • Colocar-se à distância do monitor indicada na imagem 1;
  • Abrir a imagem 2 para aparecer na tela inteira do monitor;
  • Tapar o olho esquerdo com a mão esquerda, sendo que se já usar óculos ou lentes deve mantê-los;
  • Ler as letras da imagem de cima para baixo;
  • Repetir para o olho direito.

Se conseguir ler até à última linha com os dois olhos a capacidade visual está a 100%, mas se não conseguir ler até à última linha com ambos os olhos, pode ser necessário corrigir a visão.

Porém, qualquer que seja o resultado deve-se consultar um oftalmologista para avaliar a vista corretamente.

Preço de exame de vista

O preço de exame de vista, geralmente pode variar entre 80 a 300 reais, dependendo do tipo de exame de vista indicado pelo médico e do consultório onde é feito.

Tipos de exame de vista

O exame de vista inclui vários tipos de exame, como:

  • Teste de Snellen: também conhecido por teste de acuidade, de refração ou de medida do grau, é o exame de visão mais comum e, serve para avaliar quanto a pessoa enxerga, tendo de observar as letras de uma escala, avaliando a presença de miopia, a hipermetropia e o astigmatismo;
  • Teste Ishihara: este exame avalia a percepção das cores e, serve para diagnosticar daltonismo, devendo-se tentar identificar qual o número que consegue ver no centro da imagem, rodeada de cores;
  • Teste de vista OCT: a tomografia de coerência óptica é um exame feito numa máquina e é utilizado no diagnóstico das doenças da córnea,retina e vítreo e nervo óptico.

Estes exames são importantes para avaliar a a necessidade de usar óculo, lentes de contacto ou, em casos mais graves, de fazer uma cirurgia para recuperar a vista.

Quando ir ao médico

O individuo deve ir ao pronto socorro quando deixa cair líquido nos olhos, como detergente por exemplo, ou tem um derrame vermelho no olho, apresentando coceira, dor e sensação de picadas. Nestes casos, o oftalmologista avalia se o olho não tem ferimentos e pode indicar a aplicação de remédios como gotas ou pomadas.

Além disso, deve-se marcar uma consulta no oftalmologista quando a pessoa:

  • Apresenta visão dupla, vendo duas vezes a mesma imagem;
  • Sente uma sombra no olho e não vê uma imagem nítida;
  • Enxerga uma aureola em volta das luzes dos candeeiros;
  • Apresenta dificuldade para distinguir as cores dos objetos.

Caso apresente algum destes sintomas por mais de dois dias, o individuo deve ir ao médico pois avaliar a razão da alteração da visão e fazer o tratamento adequado. Lembrar que é recomendado fazer uma consulta com o Oftalmologista pelo menos uma vez a cada 1 a 2 anos caso não haja doença ocular prévia.

Links úteis:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE