Exame de Vista

O exame de vista, ou exame oftalmológico, serve para avaliar a capacidade visual e, apesar de poder ser feito em casa, deve ser sempre feito por um médico oftalmologista, pois só ele pode fazer um diagnóstico correto e avaliar a saúde dos olhos.

Existem vários tipos de exame de vista, porém, o mais comum é o exame para avaliar a capacidade para ver de perto e de longe e, deve ser feito pelo menos uma vez por ano a partir dos 40 anos, mesmo que já se use óculos, pois o grau dos óculos pode ter mudado, necessitando ser aumentado ou diminuído, dependendo do caso.

É recomendado fazer este tipo de exame sempre que surgem sintomas de dificuldade em enxergar, como dor de cabeça frequente ou olhos vermelhos, por exemplo. Veja uma lista mais completa dos sintomas que podem indicar problemas de visão.

Como fazer o exame de vista em casa

Para fazer o exame de vista em casa basta seguir as seguintes instruções:

Exame de Vista
  1. Coloque-se à distância do monitor indicada na tabela abaixo;
  2. Olhe para a imagem e tape o olho esquerdo com a mão esquerda, sem fazer pressão. Se utilizar óculos ou lentes, não os tire para fazer o teste;
  3. Tente ler as letras da imagem de cima para baixo;
  4. Repita o processo para o olho direito.

A distância recomendada do monitor para este teste é:

Tipo de Monitor:Distância:
Monitor de 14 polegadas5,5 metros
Monitor de 15 polegadas6 metros

Se conseguir ler até à última linha com os dois olhos a capacidade visual está a 100%, mas se não conseguir ler até à última linha com ambos os olhos, pode ser necessário corrigir a visão. Para isso, o recomendado é consultar um oftalmologista para confirmar o grau de visão e fazer a correção necessária.

Qual o preço do exame profissional

O preço de exame de vista pode variar entre 80 a 300 reais, dependendo do tipo de exame de vista indicado pelo médico e do consultório onde é feito.

Principais tipos de exame de vista

Este tipo de exame pode ser dividido em vários tipos, de acordo com o problema que se está tentando identificar. Os principais incluem:

Teste de SnellenTeste de Snellen
Teste IshiharaTeste Ishihara
Teste de vista OCTTeste de vista OCT
  • Teste de Snellen: também conhecido por teste de acuidade, de refração ou de medida do grau, é o exame de visão mais comum e, serve para avaliar quanto a pessoa enxerga, tendo de observar as letras de uma escala, avaliando a presença de miopia, a hipermetropia e o astigmatismo;
  • Teste Ishihara: este exame avalia a percepção das cores e, serve para diagnosticar daltonismo, devendo-se tentar identificar qual o número que consegue ver no centro da imagem, rodeada de cores;
  • Teste de vista OCT: a tomografia de coerência óptica é um exame feito numa máquina e é utilizado no diagnóstico das doenças da córnea,retina e vítreo e nervo óptico.

Estes exames são importantes para avaliar a a necessidade de usar óculo, lentes de contacto ou, em casos mais graves, de fazer uma cirurgia para recuperar a vista.

Quando se deve ir ao médico

É aconselhado marcar uma consulta no oftalmologista quando:

  • Surgem sintomas como visão dupla, vista cansada, manchas na visão ou olho vermelho;
  • Sente uma sombra no olho e não vê uma imagem nítida;
  • Enxerga uma mancha branca em volta das luzes dos candeeiros;
  • Apresenta dificuldade para distinguir as cores dos objetos.

Além disso, deve-se ir ao pronto socorro quando se deixa cair líquidos nos olhos, como detergente por exemplo, ou tem um derrame vermelho no olho, apresentando coceira, dor e sensação de picadas.

Mais sobre este assunto: