Estrongiloidíase

publicidade

Estrongiloidiase é uma doença causada pelo parasita Strongyloides stercoralis. Essa doença pode ser de caráter intestinal ou ser disseminada pelo corpo. O parasita pode viver no mundo exterior de forma livre e os seres humanos acabam infectados através da ingestão de alimentos com as larvas, ou através da penetração direta das larvas na pele. Essa doença ocorre geralmente em lugares quentes e úmidos.

Sintomas da estrongiloidiase

Os sintomas da estrongiloidiase são:

  • Pequenas alergias na pele;
  • Hemorragias pulmonares;
  • Anemia;
  • Diarreia;
  • Emagrecimento;
  • Desidratação e
  • Irritabilidade.

Na enterobíase disseminada a doença manifesta-se através de septcemia grave e ocorre mais facilmente em indivíduos com comprometimento imunitário, como ocorre na Aids.

Diagnóstico da estrongiloidiase

O diagnóstico da estrongiloidiase é feito por exames de fezes, que permitem detectar a presença do parasita no organismo.

Tratamento para estrongiloidiase

O tratamento é feito com medicamentos como Tiabendazol e Albendazol , durante 3 dias. Esses medicamentos eliminam as larvas e ovos do organismo do indivíduo infectado, mas não devem ser utilizados em gestantes.

Prevenção da estrongiloidiase

A prevenção da estrongiloidiase pode ser feita através de precauções simples, como andar calçado em solos arenosos, não usar fezes como adubo de plantações e cuidar dos doentes para evitar a proliferação da doença.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 25/08/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.