Sintomas de infecção intestinal

publicidade

Os sintomas de uma infecção intestinal podem ir aparecendo aos poucos ou surgir de forma repentina. Uma infecção intestinal gera sintomas como:

  • Dor na região abdominal;
  • Diarreia;
  • Dor de cabeça;
  • Mal estar;
  • Desidratação;
  • Febre (pode não estar sempre presente).

A infecção intestinal é uma situação comum e, geralmente, não representa nenhum risco para a saúde. No entanto, ela pode ser mais perigosa nas grávidas, nos bebês e nos idosos, porque nessas fases da vida o risco de desidratação é maior.

Para evitar que o indivíduo com infecção intestinal fique desidratado é recomendada o uso de soluções de reidratação oral, que se compram na farmácia, ou de soro caseiro, que é muito simples de fazer.

Como fazer o soro caseiro

Para preparar o soro caseiro basta juntar:

  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 colher de café de sal;
  •  1 litro de água filtrada ou fervida.

Deixe em uma garrafa separada e mantenha na geladeira se estiver muito calor. O indivíduo deverá beber vários goles deste soro por dia, enquanto persistirem os sintomas.

É importante que ele beba a quantidade de soro equivalente à quantidade de água que se perde na diarreia.

O que comer na infecção intestinal

Durante o tratamento da infecção intestinal é importante que o paciente tenha uma alimentação rica em legumes cozidos, carnes grelhadas, frutas cozida e bastante água.

Não é aconselhado comer alimentos que prendem o intestino, como banana, bolacha Maria ou mingau de farinha láctea, por exemplo, durante os primeiros 3 dias da diarréia associada à infecção intestinal para não manter o agente causador no intestino.

É indispensável uma consulta com o médico, para que seja feito o acompanhamento e tratamentos ideais, evitando complicações de diarreias agudas.

O que tomar na infecção intestinal

Durante uma infecção intestinal, o melhor para se tomar é a água potável ou o soro caseiro, em caso de diarreias frequentes. Mas, tomar o suco de laranja natural é uma ótima opção para ajudar a fortalecer as defesas do organismo e evitar a desidratação, sendo este um excelente remédio caseiro.

Caso a infecção intestinal seja muito forte ou não se cure espontaneamente em 2 dias, recomenda-se uma consulta médica, pois pode ser necessário o uso de antibióticos.

Causas da infecção intestinal

A principal causa de infecção intestinal é o consumo de alimentos estragados ou contaminados com a Salmonella ou E. Coli.

Lavar as mãos, antes e depois de ir ao banheiro, e só beber água mineral, filtrada ou fervida devem ser seguidos por todos a fim de evitar a doença.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 29/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.