Enxaqueca com aura

publicidade

A enxaqueca com aura é um tipo de enxaqueca que dura entre 4 horas a 3 dias, mas na qual é habitual haver picos de 1 hora e longos períodos sem sintomas.

Geralmente, a enxaqueca com aura, além da dor de cabeça, provoca sintomas relacionados com o sistema nervoso, como distúrbios visuais, auditivos, sensitivos ou motores.

A enxaqueca com aura não tem cura, mas a toma dos remédios receitados ajudam a diminuir os sintomas, sendo uma boa forma de tratamento.

Sintomas de enxaqueca com aura

Os sintomas de enxaqueca com aura estão relacionados com distúrbios visuais, auditivos, sensitivos ou motores, e incluem:

  • Ruído no ouvido;
  • Dificuldade para falar;
  • Tontura ou perda do equilíbrio.
  • Dificuldade para movimentar os olhos;
  • Luzes piscando, manchas brilhantes, visão borrada;
  • Formigamento na cabeça, lábios, língua, braços, mãos ou pés;
  • Alucinações como por exemplo sensação de estar caindo, ou de os objetos serem maiores ou menores do que na realidade.

O uso de anticoncepcional pode provocar a sintomas de enxaqueca com aura, uma vez que esse tipo de remédios pode provocar alterações na circulação de sangue.

Causas da enxaqueca com aura

As causas da enxaqueca com aura não estão totalmente esclarecidas mas estão relacionadas com o estreitamento dos vasos sanguíneos cerebrais.

Assim, quem sofre de enxaqueca com aura tem maior risco de desenvolver um acidente vascular cerebral, conhecido popularmente como AVC.

O que fazer na enxaqueca com aura

O que se pode fazer na enxaqueca com aura é tomar um remédio analgésico, como Paracetamol e AAS, ou os remédios prescritos pelo médico, como Sumax ou Cloridrato de propanolol.

Além disso, deve-se repousar num local calmo, escuro e sem estímulos sonoros ou auditivos, até que a dor passe.

Enxaqueca com aura na gravidez

A enxaqueca com aura na gravidez tende a diminuir devido ao nível regular de estrogênios, que permitem a dilatação dos vasos e prevenção de dores de cabeça.

Porém, caso a mulher apresente enxaqueca com aura constante na gravidez, é recomendado que consulte o ginecologista para iniciar o tratamento adequado, com reposição hormonal.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade