Desmaio

publicidade

O desmaio ou síncope é um sintoma que pode ser definido como uma perda súbita e breve da consciência.

Quando o fornecimento de oxigênio e outros nutrientes ao cérebro não é suficiente o indivíduo desmaia. A causa geralmente é a hipotensão provocada por uma arritmia cardíaca por exemplo onde o coração pode ser incapaz de aumentar compensar a redução da pressão arterial.

O desmaio pode ocorrer mais facilmente durante o exercício e não em repouso ou deitado, conhecido como síncope de exercício ou de esforço.  Após uma interrupção abrupta da atividade física também pode ocorrer o desmaio, assim como em situações de desidratação, diarréia, a sudorese ou a micção excessivas, o que, frequentemente, ocorre em casos não tratados de diabetes ou doença de Addison.

A hipoglicemia também pode causar desmaio, mas existem outras causas de desmaio menos comuns conhecidas como síncope da deglutição ou a síncope do levantador de peso.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 20/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.