Contágio da tuberculose

publicidade

O contágio da tuberculose ocorre através do ar quando o indivíduo respira o ar contaminado com o bacilo de Koch, causador da tuberculose. Este contágio pode ocorrer quando se está perto de um tuberculoso mas também pode ocorrer em locais públicos cheios de gente como os shoppings e cinemas pois o bacilo de Koch pode permanecer no ar durante muitas horas e se um tuberculoso tossir num ponto de ônibus, por exemplo, outra pessoa pode respirar o ar contaminado e desenvolver a doença.

Mas é importante ressaltar que a transmissão da tuberculose só se dá quando se trata da tuberculose pulmonar, todos os outros tipos de tuberculose extra-pulmonar como a tuberculose miliar, óssea e ganglionar, não são transmissíveis de uma pessoa para outra.

Outro fator importante é que o indivíduo diagnosticado com tuberculose pulmonar deixa de transmitir a doença após 15 dias do início do tratamento da doença, mas isto só acontece se o tratamento for seguido rigorosamente, caso contrário ele poderá contaminar outros em qualquer fase da doença.

Prevenção da tuberculose

A prevenção da tuberculose pode ser feita através da toma da vacina BCG na infância e ao evitar o contato com indivíduos com tuberculose pulmonar, mas além disso, é recomendado que se evite locais fechado cheios de gente, principalmente em épocas de epidemia.

Se um indivíduo for vacinado contra a tuberculose e se ele tiver um bom sistema imune e for exposto ao bacilo de koch,  provavelmente não irá desenvolver a doença ou em caso de desenvolver, ela não será grave. Mas se ele não tiver sido vacinado ou se tiver algum comprometimento do sistema imune, como ocorre no caso do câncer e da Aids, a bactéria pode facilmente se instalar e causar a doença.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 03/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.