Dicas simples para eliminar hematomas mais rápido

PUBLICIDADE

Os hematomas são manchas de sangue na pele, que podem ser de cor roxa, amarelada ou marrom que são frequentes na pele e nas unhas devido a traumatismos que levam ao extravasamento de uma pequena quantidade de sangue na região.

Normalmente os hematomas desaparecem aos poucos, mas podem ser doloridos e inestéticos, por isso massagear o local suavemente passar uma pomada de Arnica pode ajudar a eliminar o hematoma mais rapidamente. Indicamos aqui uma forma simples de eliminar os hematomas (marcas roxas) da pele e das unhas.

Dicas simples para eliminar hematomas mais rápido
Dicas simples para eliminar hematomas mais rápido
Dicas simples para eliminar hematomas mais rápido

1. Usar gelo

Uma forma rápida de tirar hematomas da pele é passar uma predrinha de gelo sobre o hematoma, logo que ele apareça. O gelo irá diminuir a irrigação sanguínea do local, diminuindo o hematoma.

Aplique a pedrinha de gelo fazendo movimentos circulares. Se o frio causar dor, embrulhe a pedrinha de gelo num pano limpo, que seja fino, como uma fralda ou pano de prato, por exemplo.

Espere passar 1 hora e então repita o procedimento, até que não reste nenhuma marca. Passar o pente fino durante este intervalo também ajuda a espalhar o sangue, clareando o hematoma rapidamente.

2. Usar compressa morna

Para tirar hematomas que tenham mais de 24 horas, aplique compressas de água morna para dissolver os coágulos formados e melhorar a circulação sanguínea. Molhe um pano em água quente e aplique sobre o local, deixando-o atuar por, aproximadamente, 20 minutos. Após 1 hora, repita o procedimento.

Principais causas de hematomas

As principais causas de hematomas na pele estão relacionadas a traumatismos como pancadas diretamente sobre a região afetada, como pode acontecer na prática de esportes, devido a uma queda ou acidentes envolvendo objetos pesados ou automobilístico, por exemplo. No entanto, um hematoma também pode surgir após uma injeção para retirada de sangue para realizar exames, após o uso de ventosas para algumas terapias alternativas, sendo muito comum após procedimentos estéticos como a lipoaspiração e criolipólise.

Normalmente estes hematomas não são graves e desaparecem sozinhos, mas o uso de gelo e das compressas mornas podem ajudar na sua eliminação mais rapidamente.

Dependendo da sua extensão e da sua gravidade deve-se buscar ajuda médica, porque se houver feridas abertas nos locais com hematomas, pode ser necessário levar alguns pontos e fazer exames como o raio-x para verificar se há alguma fratura óssea envolvida.

Veja também:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE