Clamídia

publicidade

A clamídia é uma DST, doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode ou não gerar sintomas. Seu tratamento é feito com o uso de antibióticos e quando não é devidamente tratada pode levar a sérias complicações como a infertilidade, por exemplo.

Sintomas da clamídia

Os sintomas da clamídia, quando se manifestam, pois geralmente ela não produz sintomas, incluem:

  • Corrimento vaginal amarelo e espesso;
  • Dor abdominal;
  • Queimação ao urinar;
  • Enjôo;
  • Febre;
  • Dor durante o contato íntimo;
  • Perda de sangue entre os períodos menstruais.

Nos homens os sintomas da clamídia incluem ardor ao urinar e inchaço dos testículos.

Como identificar a clamídia

Para identificar a clamídia pode-se observar os sinais clínicos e comprovar a presença de anticorpos contra o agente causador da doença na corrente sanguínea, na urina ou através do papanicolau.

Tratamento para clamídia

O tratamento para clamídia é feito com o uso de antibióticos como a Azitromicina durante 7, 10 ou 15 dias, conforme critério médico.

Complicações da clamídia

As complicações da clamídia ocorrem quando ela não é devidamente tratada e incluem cervicite na mulher, podendo ainda prejudicar os seus órgãos reprodutores e inflamação da uretra, podendo prejudicar também os órgãos reprodutores masculinos com diminuição da qualidade do esperma.

Prevenção da clamídia

A prevenção da clamídia é feita com o uso do preservativo, pois esta é a forma mais eficiente de evitar o contágio da doença.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 19/04/2014 Última data de atualização da página: 17/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.