Febre: o que é, principais causas (e o que fazer)

Atualizado em dezembro 2023

Febre é quando a temperatura corporal está acima dos 38ºC. É um mecanismo de defesa natural do corpo, que dificulta o desenvolvimento da maioria dos microorganismos, ajudando o sistema imune a combater infecções. Por esse motivo, a febre é um sintoma muito pouco específico, já que pode ter diversas causas, desde gripe, amigdalite, COVID-19, doenças autoimunes e até câncer, por exemplo.

Embora o valor de 38ºC seja utilizado para definir a febre, a verdade é que a febre é qualquer elevação da temperatura acima do intervalo normal para cada pessoa. É por isso que algumas pessoas podem se sentir "febris" e com mal estar geral mesmo quando a temperatura ainda está perto dos 37,5ºC.

Sempre que a febre é muito alta (acima de 40ºC) ou persiste por mais de 3 dias, é importante consultar um clínico geral, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem ilustrativa número 1

Como saber se é febre

Se acha que pode estar com febre, por favor indique o seu valor de temperatura na calculadora:

ºC
Erro

Entenda melhor que temperatura é febre e quando se preocupar.

Principais causas da febre

As principais causas de febre são:

1. Infecções

As infecções por vírus, bactérias ou parasitas são as principais causa de febre. As mais comuns incluem:

  • Pneumonia;
  • Gripe;
  • Sinusite;
  • COVID-19;
  • Malária;
  • Sepse.

Além da febre, é comum que surjam outros sintomas podendo haver alterações respiratórias, dor de cabeça, mal estar, cansaço excessivo ou fraqueza, de acordo com o tipo de infecção.

O que fazer: é importante consultar um clínico geral para fazer exames que ajudem a identificar o agente infeccioso e, assim, iniciar o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de antibióticos ou antivirais. Além disso, pode ser recomendado ficar de repouso.

2. Doenças autoimunes

Algumas doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a doença de Crohn, também podem provocar febre alta e persistente. Isso acontece porque as células saudáveis do corpo estão sendo atacadas, levando ao desenvolvimento de uma inflamação crônica, que resulta no aumento da temperatura corporal.

No caso da artrite reumatoide, além da febre, é comum também haver dor e rigidez nas articulações, vermelhidão e dificuldade para movimentar a articulação afetada. Já no caso da doença de Crohn, outros sintomas além da febre são diarreia intensa, cólicas abdominais e perda de peso, por exemplo.

O que fazer: é importante que sejam seguidas as orientações do médico, que normalmente indicam o uso de medicamentos que diminuem a atividade do sistema imunológico, promovendo o controle dos sintomas. Além disso, pode ser recomendado o uso de medicamentos anti-inflamatórios ou corticoides para aliviar os sintomas. No caso da doença de Crohn, é fundamental que a pessoa tenha também a orientação de um nutricionista, para fazer uma dieta que previna as crises. Veja como deve ser a alimentação para doença de Crohn.

3. Vacinas

Algumas vacinas podem ter como reação adversa a febre. Isso acontece principalmente nas vacinas que são fabricadas com uma forma atenuada do agente infeccioso ou da toxina, que faz com que o sistema imunológico produza anticorpos que, além de estimularem a imunidade, também podem produzir febre.

Algumas das vacinas que possuem como efeito colateral a febre são: a vacina antitetânica, a vacina contra a difteria e as vacinas contra a COVID-19, por exemplo.

O que fazer: a febre é considerada normal após a vacinação, desaparecendo após algumas horas sem que seja necessário realizar qualquer tipo de tratamento. No entanto, para aliviar a febre, pode-se tomar um banho morno, permanecer em um ambiente ventilado e colocar uma toalha molhada com água fria na testa e nos punhos, por exemplo. Veja mais formas de baixar a febre.

4. Uso de medicamentos

Alguns medicamentos como antimicrobianos, anti-histamínicos, antidepressivos, opioides, antieméticos e estimulantes do sistema nervoso central, por exemplo, podem também ter como efeito colateral a febre.

O que fazer: caso se suspeite que a febre seja causada pelo uso de algum remédio, é importante informar o médico, de forma a avaliar a necessidade de trocar ou suspender o uso do medicamento.

5. Câncer

A febre pode estar presente em alguns tipos de câncer, principalmente nos estágios mais avançados, em que outros órgãos são atingidos pelas células tumorais. Confira os sintomas que podem indicar câncer.

O que fazer: é importante informar ao médico do sintoma apresentado e seguir com o tratamento recomendado. Em alguns casos, pode ser necessário ajuste no tratamento do câncer para evitar que haja maior progressão da doença.

Como medir a temperatura corporal

Para saber a temperatura corporal e confirmar a febre, é recomendado fazer uso de um termômetro: digital ou de vidro (que deve ser colocado na axila, boca ou ânus) ou infravermelho (que basta ser apontado para a testa).

Veja como medir a temperatura corretamente.

Vídeos relacionados