Características da pele seca

publicidade

As características da pele seca incluem: pele sem brilho, baça com tendência a descamação, onde há sensação da pele estar repuxando. Além disso, a pele pode ficar esbranquiçada quando o indivíduo a coça e pode ficar avermelhada.

Este tipo de pele necessita de cuidados específicos, pois a integridade da pele é importante para evitar infecções bacterianas, fúngicas ou mesmo virais. A pele seca, cientificamente chamada de xerose, ocorre sobretudo como consequência de fatores ambientais, como o clima seco e frio, e é potencializada pela falta de hidratação cutânea. Os sintomas próprios do ressecamento da pele podem manifestar-se em qualquer parte do corpo, mas ocorre especialmente nos pés, mãos, cotovelos e joelhos, locais onde ela pode apresentar-se como pele extra-seca.

Cuidados diários com a pele seca

A pele seca não deve ser lavada mais que 2 vezes ao dia, e recomenda-se aplicar um bom hidratante com propriedades emolientes, diariamente, logo após o banho, que não deve ser muito quente para que a pele absorva melhor o produto.

Quem tem que lavar as mãos várias vezes por dia, deve sempre passar um creme hidratante para mãos para evitar que elas fiquem ressecadas e que as cutículas se soltem, facilitando a instalação de micro-organismos. Cotovelos, joelhos e pés merecem uma atenção especial, e para estas áreas, pode-se adicionar um óleo ao creme hidratante, para uma hidratação extra.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/10/2014 Última atualização da página: 04/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.