Menopausa e Gravidez

publicidade

A menopausa é caracterizada pelo fim da fase reprodutiva da mulher e por isso quando a mulher realmente entrar na menopausa ela não conseguirá engravidar naturalmente. Entretanto, é possível engravidar durante o climatério, que é o período de aproximadamente 2 anos que antecede a menopausa e é caracterizado por menstruações irregulares.

Durante este período é normal que a mulher que não fez a laqueadura das trompas, chamada de esterilização, deixe de tomar a pílula anticoncepcional ou outro método contraceptivo por achar que já está na menopausa e já não pode engravidar e se surpreende com a gravidez tardia.

Por isso, para evitar a gravidez na menopausa, sugere-se que assim que a mulher comece a apresentar os sintomas da menopausa como ondas de calor e irregularidade menstrual ela vá a uma consulta com um ginecologista para que este avalie sua situação hormonal e então indique se a mulher realmente já se encontra na menopausa ou se ela ainda está vivendo o climatério.

É possível engravidar na menopausa ou na pós-menopausa?

Naturalmente não é possível engravidar na menopausa pois os ovários já estarão inativos e por isso não vão liberar o óvulo para que ele seja fecundado pelo espermatozoide. Se a mulher realmente desejar engravidar estando na menopausa ou na pós menopausa ela poderá recorrer a técnicas de reprodução assistida e utilizar óvulos de doadoras.

Antes de tomar a decisão de engravidar nesta fase ela deverá conversar com seu médico, pois há limitações que podem dificultar este processo e até mesmo prejudicar a vida da mulher.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 27/01/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.