Câncer de Próstata

publicidade

O câncer de próstata, em geral, cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas. Seu tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia, dependendo do estadiamento da doença, que quando é descoberta ainda na fase inicial, tem maiores chances de cura.

O estadiamento do câncer de próstata, segundo a sua evolução é:

  • Estágio A - Tumor oculto, não palpável ao toque;
  • Estágio B - Tumor dentro da próstata, palpável ao toque;
  • Estágio C - Tumor atingindo os envoltórios da próstata;
  • Estágio D - Tumor com focos em outros órgãos.

​​Saber o estadiamento é muito importante para o tratamento e consequente cura da doença.

Sintomas do câncer de próstata

Na maioria dos casos, o câncer de próstata não manifesta sintomas na fase inicial. Já na fase avançada, a doença pode produzir sintomas como:

  • Dificuldade em urinar;
  • Urina frequente;
  • Presença de sangue na urina;
  • Retenção urinária.

Não existe uma causa específica para o desenvolvimento do câncer de próstata, mas alguns fatores que podem aumentar o risco da doença são a alimentação rica em gorduras, disfunção hormonal e o ambiente poluído e uso de fertilizantes estão sob suspeita.

Câncer de próstata tem cura

O câncer de próstata tem cura e esta pode ser alcançada com o devido tratamento. Há maiores chances de cura quando a doença é diagnosticada ainda no início.

O tratamento para o câncer de próstata pode ser feito através da remoção da próstata, radioterapia e quimioterapia, gratuitamente em hospitais como o Inca. Em muitos casos, estes tratamentos podem provocar incontinência urinária e impotência, mas se o indivíduo decidir não tratar a doença por causa dos seus efeitos colaterais, o câncer pode espalhar-se pelo corpo, sendo potencialmente fatal.

Cirurgia para câncer de próstata

O câncer limitado à próstata, frequentemente pode ser curado através da remoção cirúrgica da glândula ou através da radioterapia.

Diagnóstico do câncer de próstata

O diagnóstico do câncer de próstata é feito através do exame PSA e do toque retal, solicitados pelo urologista. Se durante o toque retal o médico palpar um nódulo, a próstata deve ser mais investigada através de uma ultrassonografia e biópsia guiada por ultrassonografia. Este exame indica também a extensão do comprometimento da glândula pelo câncer.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/10/2014 Última atualização da página: 05/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.