Bebê abaixo do peso

publicidade

O bebê abaixo do peso é aquele que nasce com menos de 2.5 kg, que pode ser diagnosticado como pequeno para idade gestacional durante a gravidez.

Pode-se identificar que o bebê está abaixo do peso através do exame de ultrassom, durante a gravidez ou logo após o nascimento. Quando o médico identifica que o bebê está abaixo do peso para a idade gestacional, deverá indicar que a mãe faça repouso e alimente-se adequadamente.

Causas do bebê abaixo do peso

Geralmente as causas do bebê nascer abaixo do peso estão relacionadas a uma insuficiência placentária, que é o mal fornecimento de sangue da mãe para o bebê. As possíveis causas da insuficiência placentária podem ser:  

  • Hipertensão,
  • Diabetes,
  • Gravidez prolongada, ou seja bebês que nascem com mais de 9 meses de gestação,
  • Devido ao fumo, 
  • Consumo excessivo de álcool, ou
  • Gravidez de mais de 2 bebês ao mesmo tempo.

No entanto, em alguns casos a causa do nascimento do bebê abaixo do peso ideal não são identificadas.

Bebê abaixo do peso, o que fazer:

O que se deve fazer com o bebê que nasce abaixo do peso é vesti-lo adequadamente porque estes bebês costumam sentir muito frio e garantir que ele seja alimentado de forma adequada para que possa engordar saudavelmente.

Estes bebês podem apresentar uma maior dificuldade para mamar, mas apesar disso, a mãe deve ser estimulada a dar de mamar várias vezes ao dia, evitando recorrer ao leite artificial. No entanto, quando o bebê não consegue ganhar peso suficiente somente mamando no peito, o pediatra poderá sugerir que após a mamada, a mãe dê um pouquinho de leite adaptado para o bebê, para garantir a ingestão adequada de nutrientes e calorias.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 26/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.