Amilase

PUBLICIDADE

A amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e pelas glândulas salivares, que atua na digestão do amido e do glicogênio contidos nos alimentos.

Geralmente, o teste de amilase sérica é utilizado para ajudar a fazer o diagnóstico de doenças no pâncreas, como pancreatite aguda, por exemplo, ou outros problemas que possam alterar o funcionamento deste órgão.

Além disso, o médico também pode pedir um exame de amilase na urina que ajuda a avaliar o funcionamento dos rins, podendo ser utilizado durante o tratamento de insuficiência renal para avaliar a eficácia do tratamento.

Valor de referência da amilase

O valor de referência da amilase varia de acordo com a idade do paciente ou o tipo de exame feito:

Amilase no sangue

Idade do pacienteValor de referência da amilase
Menos de 60 anos25 a 125 Unidades/litro
Mais de 60 anos24 a 151 Unidades/litro

Amilase na urina

Tipo de exame

Valor de referência da amilase

Amostra de urina de 2 horas2 a 34 Unidades/hora
Amostra de urina de 24 horas24 a 408 Unidades/hora

Resultados do teste de amilase

Os resultados do teste de amilase ajudam a diagnosticar problemas de saúde no pâncreas e glândulas salivares, sendo especialmente utilizado para diagnosticar pancreatite aguda, uma vez que os valores de amilase no sangue aumentam muito nas primeiras 12 horas de problemas no pâncreas.

Amilase alta

A amilase alta no sangue ou na urina pode indicar:

  • Pancreatite aguda e crônica;
  • Obstrução dos ductos pancreáticos;
  • Câncer no pâncreas;
  • Caxumba:
  • Insuficiência renal

Contudo, é comum os valores referentes à amilase estarem altos em pacientes graves ou internados há muito tempo no hospital, não tendo nenhuma relação direta com a pancreatite, sendo ainda mais frequentes nos pacientes que recebem alimentação por sonda nasogástrica.

Amilase baixa

Os valores de amilase baixa normalmente são sinal de lesão permanente nas células que produzem amilase e, por isso, estão relacionados a casos de pancreatite crônica.

No entanto, a amilase baixa também podem indicar problemas nos rins, sendo recomendado fazer outros exames para identificar o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE