Sintomas de alergia à gelatina

PUBLICIDADE

Os sinais e sintomas de alergia à gelatina são mais comuns em pessoas com tendência à alergias e surgem logo na primeira vez que esse alimento é ingerido. Os sinais e sintomas que podem indicar alergia à gelatina são:

  • Pele pálida e com bolinhas;
  • Coceira pelo corpo;
  • Pressão baixa;
  • Nariz pingando;
  • Tontura;
  • Formigamento na boca;
  • Arritmia cardíaca e
  • Dificuldade para respirar devido ao inchaço da garganta.
PUBLICIDADE

Estes sintomas são graves e podem surgir imediatamente após comer gelatina, ou podem surgir até 48 horas depois de tomar um remédio ou uma injeção que contenha gelatina em sua composição.

A alergia à gelatina pode ocorrer devido a uma alteração genética, podendo surgir também em alguns adultos, principalmente orientais porém, devido à mistura de raças, alguns brasileiros que tenham em sua família ascendência oriental, podem herdar este genes.

Sintomas de alergia à gelatina

O que fazer em caso de alergia à gelatina

No caso de ter algum sintoma alérgico depois de comer gelatina ou tomar qualquer vacina que tenha gelatina, deve-se ir no pronto socorro imediatamente para evitar complicações mais graves.

É importante ir no hospital porque em algumas pessoas a reação alérgica pode ser tão forte que impede a passagem do ar pelas vias aéreas, causando asfixia e esta alteração só pode ser solucionada com uso de medicamentos dentro do hospital.

O que contém gelatina?

Além da clássica gelatina em pó utilizada no preparado de doces e sobremesas, a gelatina também pode ser encontrada em:

RemédiosVacinas
GelofusineTríplice viral: Sarampo, Caxumba e Rubéola
PhysiogelVaricela
PlasmagelRaiva
PlasmionFebre amarela
GelifundolVírus da encefalite japonesa
HaemaccelInfluenza

Embora em menor quantidade, a gelatina também pode estar presente na vacina da difteria, tétano e pertussis.

Sintomas de alergia à gelatina

A melhor forma de evitar crises de alergia à gelatina é não comer gelatina, nem doces preparados com gelatina, e no caso das vacinas fazer um tratamento antes de tomar qualquer vacina para não haver complicações.

Bebês podem comer gelatina?

As crianças só devem começar a comer gelatina depois do 1 ano de idade, sendo recomendado evitar as cores verde e amarela, dando preferência à vermelha, pelo menos inicialmente. Mesmo assim, a gelatina só deve ser oferecida 1 vez por semana e em pequena quantidade.

Além disso, algumas crianças têm alergia à gelatina usada como sobremesa, devido aos seus corantes, que estão presentes em todas as marcas em quantidades bastante elevadas. Por isso, os pais só devem oferecer gelatina ao bebê após o 1 ano de idade.

Sintomas de alergia à gelatina

Receita de gelatina que não causa alergia

Para preparar uma deliciosa gelatina que não tem corantes artificiais, sendo ótima para oferecer às crianças é preciso:

Ingredientes:

  • 1 pacote de gelatina sem sabor
  • 2 copos de suco de laranja puro (ou suco de uva)

Modo de preparo:

Misturar o suco de laranja com a gelatina sem sabor, misturar bem e depois colocar em formas individuais na geladeira para esfriar. Uma outra possibilidade é o preparo da gelatina de Ágar Ágar também com suco de fruta, que também não tem corantes, sendo uma gelatina natural, que rapidamente fica pronta e não precisa de refrigeração.

Veja outros alimentos que a criança não pode comer até os 3 anos de idade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE