Alergia à gelatina

publicidade

Algumas crianças têm alergia à gelatina, devido a presença de corantes alimentícios, que estão presentes em todas as marcas em quantidades elevadas. Por isso, os pais só devem oferecer gelatina ao bebê após o 1 ano de idade.

É preciso evitar as cores verde e amarela, dando preferência à vermelha, pelo menos inicialmente. Mesmo assim, a gelatina só deve ser oferecida 1 vez por semana e em pequena quantidade.

Alguns pediatras sugerem preparar a gelatina sem sabor e adicionar um suco de fruta natural para dar sabor e cor à sobremesa, fazendo uma versão mais saudável, com menos açúcar e sem corantes adicionados. Uma outra possibilidade é o preparo da gelatina de Ágar Ágar também com suco de fruta.

Confira a receita da gelatina de Ágar Ágar, que está livre de corantes, sendo uma gelatina natural, que rapidamente fica pronta e não precisa de refrigeração.

Mas, algumas crianças possuem alergia à gelatina, sem ter ligação com os corantes. Esse tipo de alergia afeta principalmente indivíduos orientais e seus familiares, porém, devido à mistura de raças, alguns brasileiros que tenham em sua família ascendência oriental, podem herdar este gene.

Os bebês, antes de tomar alguma vacina, devem fazer um teste de alergia, visto que algumas vacinas, como a da febre amarela e a da raiva, possuem algum componente da gelatina e podem provocar uma reação alérgica.

Isso não quer dizer que a criança não poderá ser vacinada, mas que deverá fazer um tratamento antes para que não tenha nenhuma reação alérgica ao tomar a vacina.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 14/11/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.