Alergia na pele

publicidade

A alergia na pele é uma reação inflamatória a uma substância estranha ao organismo que geralmente provoca coceira, vermelhidão, descamação e presença de bolinhas brancas ou avermelhadas na pele em um local do corpo ou pelo corpo todo.

O tratamento da alergia na pele deve ser indicado pelo dermatologista e envolve o uso de medicamentos anti-histamínicos e corticoides, em comprimidos, xaropes, cremes ou pomadas.

Fotos de alergia na pele

Alergia na pele: o que pode ser?

A alergia na pele pode ser causada por:

  • Picadas de insetos;
  • Intoxicação alimentar;
  • Alergia a medicamentos;
  • Contato com plantas, substâncias ou materiais irritantes como pêlos de animais, por exemplo.

O pólen e os ácaros raramente causam reações alérgicas na pele.

Sintomas de alergia na pele

Os sintomas de alergia na pele podem ser:

  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Descamação da pele;
  • Presença de bolinhas brancas ou avermelhadas na pele pontualmente.

A alergia na pele pode-se manifestar com todos ou alguns destes sintomas. Para aliviar os sintomas de alergia na pele, é importante manter a pele bem hidratada e utilizar produtos com agentes calmantes, como camomila ou alfazema, de forma tópica, para aliviar o desconforto, além de evitar o contato com o agente causador.

Tratamento para alergia na pele

O tratamento para alergia na pele deve ser indicado pelo dermatologista e pode ser feito com anti-histamínicos e corticoides em forma de comprimidos ou xaropes. O tratamento também deve ser feito com uma pomada para alergia na pele para diminuir a coceira e a vermelhidão.

Alergia na pele na gravidez

A alergia na pele na gravidez ocorre devido a alterações hormonais e do sistema imune que acontecem durante a gestação, deixando a pele da grávida mais sensível, por isso o tratamento deve ser indicado pelo dermatologista.

Geralmente, a alergia na pele na gravidez não prejudica o bebê. No entanto, se a gestante começar a sentir muita coceira em todo o corpo que não consegue controlar deve ir imediatamente ao hospital, porque isso pode ser um sinal de um problema raro no fígado que pode causar parto prematuro.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 24/04/2014 Última data de atualização da página: 21/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.