Urina com sangue

publicidade

A urina com sangue, cientificamente chamada de hematúria, normalmente surge devido a problemas nos rins ou no trato urinário, sendo que o mais frequente é que surja urina com sangue e dor, devido a pedras nos rins, ou urina com sangue e ardência, devido a uma infecção urinária.

Além disso, a urina com sangue também pode surgir devido ao excesso de exercício, não sendo preocupante caso dure menos de 24 horas. Já no caso específico das mulheres, a urina com sangue também pode surgir durante a menstruação, não devendo ser motivo de alarme.

Porém, existem outras causas mais raras e graves para o surgimento de urina no sangue, como inflamação do rim ou câncer, sendo, por isso, importante consultar o ginecologista, no caso da mulher, ou o urologista, no caso do homem, sempre que a urina com sangue dure mais de 48 horas, por exemplo.

Principais causas de urina com sangue

As principais causas de sangue na urina incluem:

1. Infecção urinária

  • Como identificar: é mais comum em mulheres e, normalmente, provoca vontade de urinar muitas vezes, dor ao urinar e sensação de peso no fundo da barriga.
  • O que fazer: a infecção urinária deve ser tratada com antibióticos receitados pelo ginecologista ou urologista.

2. Pedra nos rins

  • Como identificar: é mais comum em adultos, mas pode surgir em qualquer idade, causando queimação ao urinar, dor intensa no fundo das costas e enjoos.
  • O que fazer: a pedra nos rins é uma emergência médica devido às dores fortes que causa e, por isso, é recomendado ir ao pronto-socorro o mais rápido possível.

3. Consumo excessivo de alimentos avermelhados

  • Como identificar: acontece quando se ingere muitos alimentos avermelhados, como a beterraba, ou com corante vermelho, podendo deixar a urina vermelha, parecendo sangue.
  • O que fazer: para resolver este problema deve-se deixar de consumir estes alimentos e aumentar o consumo de água para cerca de 2 litros por dia.

4. Ingestão de remédios

  • Como identificar: alguns medicamentos anticoagulantes, como Varfarina ou Aspirina, podem provocar o aparecimento de sangue na urina, especialmente em pacientes idosos.
  • O que fazer: Nestes caso é aconselhado consultar o médico que receitou a medicação, de forma a adaptar a dose.

5. Inflamação do rim ou da bexiga

  • Como identificar: são problemas pouco comuns que provocam sintomas semelhantes a uma infecção urinária, além de poderem causar inchaço das pernas e aumento da pressão arterial.
  • O que fazer: a inflamação do rim ou da bexiga deve ser tratada com repouso, ingestão de água e antibióticos receitados pelo nefrologista, ginecologista ou urologista.

6. Endometriose

  • Como identificar: é um problema raro na mulher que pode causar dor abdominal constante, cansaço excessivo e dificuldade para engravidar, por exemplo.
  • O que fazer: é aconselhado ir ao ginecologista para fazer uma ultrassonografia transvaginal e iniciar o tratamento adequado, que pode incluir cirurgia;

7. Câncer renal, na bexiga ou na próstata

  • Como identificar: são doenças mais frequentes para urina com sangue no homem, podendo provocar incontinência urinária, dor ao urinar, perda de peso ou dificuldade para urinar.
  • O que fazer: é recomendado que o paciente consulte um ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem.

Além disso, a urina com sangue também pode surgir quando o paciente tem uma sonda vesical, devido a pequenas lesões que o tubo pode provocar na uretra, especialmente nas primeiras horas após ter sido colocado.

Urina com sangue na gravidez

A urina com sangue na gravidez, geralmente, é causada por uma infecção urinária, no entanto, o sangue pode ter origem na vagina e se misturar com a urina, indicando problemas mais graves, como descolamento da placenta, que devem ser tratados os mais rapidamente possível para evitar lesões no feto.

Assim, sempre que surgir urina com sangue na gravidez, é aconselhado informar de imediato o obstetra para que ele possa fazer os exames de diagnóstico necessários e iniciar o tratamento adequado.

Urina com sangue no recém-nascido

A urina com sangue no recém-nascido, geralmente, não é grave, uma vez que ela pode ser causada pela presença de cristais de urato na urina, que lhe conferem uma cor avermelhada ou rosada, parecendo que o bebê tem sangue na urina.

Veja outras causas que levam à presença de sangue na fralda do bebê.

Assim, para tratar a urina com sangue no recém-nascido, os pais devem dar água ao bebê várias vezes por dia para diluir a urina. Porém, caso o sangue na urina não desapareça após 2 a 3 dias, é recomendado consultar o pediatra para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Quando ir ao médico

É recomendado consultar um ginecologista, no caso da mulher, ou um urologista, no caso do homem, quando:

  • A urina com sangue dura mais de 48 horas;
  • Surgem outros sintomas como febre acima de 38ºC, dor intensa ao urinar ou vômitos;
  • Existe dificuldade para urinar ou incontinência urinária.

Para identificar a causa de urina com sangue, o médico pode pedir exames de diagnóstico, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou cistoscopia.

Saiba quais as outras causas que podem escurecer a urina em: Urina escura.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 20/10/2014 Última atualização da página: 08/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.