Urina com sangue

publicidade

A urina com sangue, cientificamente chamada de hematúria, pode ocorrer por diversos motivos, entre os quais:

  • Doenças como infecção urinária, pedra nos rins ou insuficiência renal e por isso este sintoma não deve ser ignorado e logo que o indivíduo o perceba, deverá ir ao médico ou hospital para verificar a causa e então iniciar o devido tratamento;
  • Uso de medicamentos como rifampicina ou fenitoína;
  • Consumo de alimentos de cor avermelhada como beterraba ou alimentos com muito corante vermelho e então neste caso, basta deixar de consumir estes alimentos e aumentar o consumo de água para que o problema seja solucionado.

Uma outra situação que pode provocar sangue na urina é o excesso de atividade física, e neste caso, ela não tem significado clínico, especialmente se o indivíduo for jovem, saudável e não houver outros sintomas associados.

Nas mulheres a menstruação também pode ser confundida com sangue na urina e por isso elas devem estar atentas a este período do mês.

A presença de hemoglobina na urina indica que o indivíduo tem sangue na urina e isso pode ser uma consequência de problemas graves, como por exemplo a anemia hemolítica, que é quando ocorre destruição das hemácias ou glóbulos vermelhos que são substâncias do sangue onde se encontra a hemoglobina.

Urina com sangue na gravidez

A urina com sangue na gravidez deve ser comunicada imediatamente ao médico para que as providências necessárias sejam tomadas.

Muitas vezes ela é causada por uma simples infecção urinária que pode ser tratada com o uso de medicamentos receitados pelo médico. Mas, por vezes a mulher pode pensar que o sangue vem pela urina, mas na verdade ele vem pela vagina e isto pode indicar o descolamento precoce da placenta e esta situação é potencialmente grave e por isso o médico deverá sempre ser informado.

Urina com sangue no homem

A urina com sangue no homem, além das causas acima citadas, pode ser causada por uma alteração na próstata, mas isto não é muito comum, embora tenha que ser investigada. Esta causa ocorre mais frequentemente em homens com mais de 50 anos de idade.

Causas da urina com sangue

Algumas possíveis causas da urina com sangue podem ser:

  • Infecção urinária;
  • Pedra nos rins;
  • Glomerulonefrite, que é uma inflamação do glomérulo, uma estrutura do rim responsável pela filtração do sangue e formação da urina;
  • Anemia falciforme que é uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue;
  • Câncer renal, na bexiga ou na próstata;
  • Angiomiolipoma renal que é um tumor benigno raro nos rins;
  • Lúpus que é uma doença autoimune rara provocada por uma alteração no sistema imune;
  • Cistite que é a inflamação da bexiga;
  • Tuberculose urinária;
  • Pequenas feridas causadas pela sonda vesical ou numa biópsia renal ou da próstata;
  • Uso de medicamentos;
  • Endometriose em que o tecido do endométrio do útero cresce fora dele;
  • Uretrite que é a inflamação da uretra;
  • Excesso de cálcio na urina.

A presença de sangue na urina pode ocorrer devido a muitos problemas, por isso é muito importante o diagnóstico pelo urologista.

Diagnóstico da urina com sangue

O diagnóstico da urina com sangue pode ser feito através do exame de urina EAS, o exame simples de urina tipo 1 e tipo 2, que pode identificar sangue na urina mesmo quando isto não pode ser observado a olho nu. Para que o médico consiga identificar o que esteja causando a presença de sangue na urina ele poderá solicitar outros exames de diagnóstico como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou cistoscopia.

Tratamento para urina com sangue

O tratamento para casos de urina com sangue vai sempre depender do que esteja causando este sintoma. Após analisar os exames o médico poderá chegar ao diagnóstico da doença e então indicar a melhor forma de tratamento que poderá ser realizada em casa ou no hospital.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 15/09/2014 Última atualização da página: 04/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.