Tricuríase

publicidade

A tricuríase é o nome que se dá a uma doença causada por um verme chamado Trichocephatus trichiurus.

Tratamento para tricuríase

O tratamento para tricuríase é feito com a toma de remédios para vermes como o Mebendazol ou Oxantel, por exemplo.

Sintomas da tricuríase

Os sintomas da tricuríase podem ser:

  • Anemia;
  • Diarreia;
  • Enjoos;
  • Vômito e
  • Prolapso retal.

A transmissão da tricuríase dá-se através do consumo de água ou de alimentos contaminados com os ovos do verme. Inicialmente pode não surgir nenhum sintoma, mas à medida que a quantidade de vermes vai aumentando, os sintomas acima citados vão se instalando.

Ciclo biológico da tricuríase

Os ovos da tricuríase sobrevivem por meses ou anos no solo úmido e aquecido e eles podem chegar ao corpo humano quando o indivíduo consome alimentos contaminados com estes ovos. Ao chegar no intestino, a larva saem dos ovos e penetram na mucosa do intestino onde se desenvolve e se houver um macho e uma fêmea dentro do mesmo intestino, a fêmea pode colocar mais de 3 mil ovos por dia, que são eliminados junto com as fezes. Os vermes adultos podem sobreviver no intestino humano por anos pois alimentam-se do bolo fecal e do sangue do indivíduo.

Diagnóstico da tricuríase

O diagnóstico da tricuríase pode ser feito através do exame de fezes.

Prevenção da tricuríase

A prevenção da tricuríase pode ser feita através de medidas básicas de higiene como lavar as mãos antes de preparar refeições, antes de comer, e sempre antes e depois de ir ao banheiro. É recomendado ainda não andar descalço e evitar molhar-se com água contaminada.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 27/05/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.