Tratamentos para a apneia do sono

publicidade

Os tratamentos para a apneia do sono incluem diversas opções como cirurgias e até a adoção do uso de aparelhos com o intuito de melhorar a respiração, o fluxo de oxigênio e a qualidade do sono, elevando assim a qualidade de vida do paciente que sofre deste problema.

A apneia do sono é uma doença do foro respiratório que reduz a vitalidade, concentração e criatividade do doente, gerando uma contínua sensação de cansaço e sono, que não é possível ser restabelecido com o descanso noturno, pois este nunca alcança níveis ideais de repouso cerebral devido às constantes interrupções da oferta de oxigênio.

Solução para apneia do sono

Uma solução simples, barata e eficaz que reduz os episódios de apneia do sono é a perda de peso e existem evidências que apontam para uma redução de apenas 4,5 Kg como sendo suficiente para melhorar o quadro.

Tratamento alternativo para apneia do sono

Um tratamento alternativo para apneia do sono que é muito utilizado é a máscara nasal, o CPAP, que apresenta uma taxa de sucesso de 90-95% de sucesso. Trata-se de um dispositivo semelhante a uma máscara de oxigênio que exerce uma pressão contínua nas vias aéreas, empurrando o ar através dos tecidos inchados da garganta permitindo uma respiração mais fluída. A grande desvantagem é a dificuldade de adaptação.

Tratamento cirúrgico para apneia do sono

Na cirurgia para apneia do sono pode-se recorrer à remoção do tecido obstrutor das vias respiratórias superiores ou o método da cirurgia bariátrica, ambos com taxas de sucesso de 50%.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade