Pólipo uterino

publicidade

Um pólipo uterino é a formação de um tecido anormal na camada interna do útero que, dependendo da sua localização, pode causar dificuldades para engravidar. Estes pólipos são, geralmente, benignos e são mais vistos em mulheres na faixa etária dos 30 aos 50 anos.

Sintomas de pólipo uterino

O principal sintoma de pólipo uterino é o sangramento anormal durante a menstruação, com uma quantidade maior de perda de sangue. Os pólipos uterinos podem, ainda, causar uma perda sanguínea entre as menstruações e até mesmo depois da menopausa.

Dependendo da sua localização e do seu tamanho, eles também podem causar dor durante a menstruação, mas esta pode ser confundida com uma cólica menstrual comum.

Diagnóstico do pólipo uterino

Os pólipos uterinos são diagnosticados através de uma ultrassonografia pélvica, embora alguns não sejam facilmente detectados.

Causas do pólipo uterino

As causas do pólipo uterino ainda não foram esclarecidas. Contudo, as mulheres que possuem mais risco de desenvolver são as obesas, hipertensas ou que tenham casos semelhantes na família.

A terapia de reposição hormonal também aumenta o risco de desenvolvimento dos pólipos uterinos.

Tratamento para pólipo uterino

O tratamento vai depender da gravidade da situação. É possível o uso de supressores hormonais, retirar o pólipo através de uma cirurgia ou, caso a mulher não deseje filhos, pode-se optar por retirar o útero, ato cientificamente chamado de histerectomia.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/08/2014 Última atualização da página: 25/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.