Tratamento para andropausa

publicidade

O tratamento para a andropausa geralmente é feito com a reposição hormonal para normalizar os níveis de testosterona no sangue, que se encontram diminuídos na andropausa.

A reposição hormonal está indicada para os homens que, além dos sintomas típicos da andropausa, como diminuição do desejo sexual e dos pêlos no corpo, por exemplo, apresentam, através do exame de sangue, os níveis de testosterona total abaixo de 300 mg/dl ou 6,5 mg/dl³.

Assim, a reposição hormonal na andropausa pode ser feita com:

  • Comprimidos de testosterona: servem para aumentar os níveis de testosterona e, desta forma, diminuir os sintomas. Um exemplo de remédio para andropausa é o Undecanoato de Testosterona, que possui poucos efeitos colaterais;
  • Injeções de testosterona: são as mais econômicas e utilizadas no Brasil, usadas para aumentar os níveis de testosterona e reduzir os sintomas. Geralmente aplica-se 1 dose da injeção por mês.

O tratamento deve ser orientado pelo endocrinologista e antes de ser iniciado e logo após o seu início, o indivíduo deve realizar um exame de sangue para verificar os níveis de testosterona total.

Além disso, três e seis meses após o início do tratamento, o indivíduo deve realizar o exame de toque retal e a dosagem do PSA, que é um exame que serve para diagnosticar alterações na próstata, para verificar se houve alterações importantes na próstata provocadas pelo tratamento. Se isto for verificado, o paciente deve ser encaminhado para um urologista.

Contraindicações da reposição hormonal na andropausa

A reposição hormonal na andropausa está contraindicada em homens com câncer de mama, de próstata ou que têm membros da família próximos que desenvolveram estas doenças.

Tratamento natural para andropausa

Um ótimo tratamento natural para andropausa é o chá de tribulus terrestris, pois esta planta medicinal aumenta os níveis de testosterona no sangue, sendo também um excelente remédio caseiro para impotência, um dos sintomas de andropausa. Uma outra solução são as cápsulas de tribulus terrestris comercializadas pelo nome de Tribulus.

Para fazer o chá de tribulus terrestris, basta colocar 1 colher de chá de folhas secas de tribulus terrestris em uma xícara e depois cobrir com 1 xícara de água fervente. A seguir deve-se deixar esfriar, coar e beber 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Atenção: Este tratamento natural está contraindicado para homens com pressão alta ou problemas cardíacos.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 01/08/2014 Última atualização da página: 25/06/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.