Tratamento da asma

publicidade

O tratamento da asma inclui o uso de remédios anti-inflamatórios e broncodilatadores, como Prednisona e Ventilan, mas também inclui a prática regular de exercícios físicos moderados para fortalecer os músculos respiratórios, melhorando a respiração.

Os remédios da asma são popularmente conhecidos como "bombinha da asma" mas eles também podem ser administrados através de uma nebulização, sendo esta mais indicada para as crianças.

A bombinha da asma não vicia e pode ser utilizada todos os dias durante anos, não perdendo também a sua eficácia. Ela não faz mal ao coração mas após o seu uso geralmente há tremor nos músculos e taquicardia, mas isto não é prejudicial a função cardíaca.

Outras dicas para o tratamento da asma são:

  • Evitar ter animais que tenham pêlo dentro de casa;
  • Manter a casa livre de sujeiras e poeira;
  • Evitar objetos desnecessários dentro de casa, para evitar o acúmulo de poeira;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Tomar a vacina da gripe antes de cada inverno;
  • Escovar os dentes depois de cada uso da "bombinha" para evitar o corrosão dos dentes.

A asma não tem cura, mas pode ser controlada através do tratamento que citamos acima. No entanto, o paciente pode saber se a sua asma está melhor ou pior ao utilizar um pequeno aparelho chamado Peak Flow - Medidor de Pico de Fluxo Respiratório, que se compra nas lojas de produtos e equipamentos médico-hospitalares ou pela internet.

Os remédios que não devem ser utilizados pelos asmáticos pois podem piorar os seus sintomas, são a aspirina, propanolol, e alguns anti-inflamatórios como a ibuprofeno.

O uso de remédios caseiros e de homeopatia podem ajudar no controle da asma, mas não excluem a necessidade da toma dos remédios receitados pelo pneumologista. A suplementação de vitamina D e a exposição ao sol, nos horários menos quentes do dia, também ajudam no controle da asma, contribuindo para o bem-estar do paciente.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 07/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.