Tosse seca persistente

publicidade

A tosse seca persistente possui diversas causas e por isso é importante procurar um médico clínico geral para que a sua causa seja descoberta e para que ele indique o tratamento adequado.

A tosse seca noturna pode ser causada por uma reação alérgica e, neste caso, o melhor a fazer é combater a alergia, com o uso de um remédio anti-histamínico como a Loratadina, por exemplo. Entretanto, deve-se descobrir a causa da alergia e evitar a exposição a esta causa.

Tosse seca persistente, o que pode ser:

As causas da tosse seca persistente podem ser:

  • Alergia à poeira;
  • Alergia ao pelo de animais domésticos;
  • Alergia ao pólen das flores ou de determinadas árvores;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Problemas cardíacos.

O indivíduo que sofre com a tosse seca deve marcar uma consulta com um clínico geral para que ele possa solicitar exames a fim de identificar a causa da tosse e então indicar o melhor tratamento.

A tosse seca persistente que após algum tempo se apresenta com catarro pode ser tuberculose e neste caso é importante marcar uma consulta com um pneumologista para que ele indique o melhor tratamento.

Como curar a tosse seca persistente

O tratamento para a tosse seca persistente deve ser direcionado para solucionar a sua causa. No caso de tosse seca de causa alérgica, além do uso dos medicamentos receitados pelo médico, é importante:

  • Beber, no mínimo, 1,5 litros de água por dia: a água ajuda a manter as vias aéreas hidratadas e diminui a irritação da garganta;
  • Tomar 1 colher de sopa de xarope de cenoura ou de orégano cerca de 3 vezes por dia: estes xaropes possuem propriedades antitússicas, diminuindo os acessos de tosse. Veja como fazer estes xaropes em: Xarope caseiro para tosse seca;
  • Beber 1 xícara do chá de hortelã cerca de 3 vezes por dia: a hortelã tem ação tranquilizante, antitússica, mucolítica, expectorante e descongestionante, ajudando a aliviar a tosse. Para fazer o chá basta adicionar 1 colher (de chá) de folhas secas ou frescas de hortelã em uma xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber a seguir.
  • Tomar remédio para tosse seca persistente sob orientação médica: um bom remédio é o Paracetamol + Codeína, pois ele atua no centro da tosse inibindo este reflexo. Quando a tosse seca é causada por alergia, um ótimo remédio é a Cetirizina;
  • Evitar a poeira dentro de casa, o contato com animais e a fumaça do cigarro: estas substâncias podem ser as causadoras da tosse seca persistente e, por isso, devem ser evitadas.

Casos de tosse seca persistente por mais de 1 semana, merecem mais atenção, especialmente se o indivíduo tiver asma, bronquite, rinite ou qualquer outra doença respiratória crônica. Ela pode significar uma piora do quadro e a necessidade de tomar medicamentos anti-histamínicos ou corticoides.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/10/2014 Última atualização da página: 10/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.