Tipos de AVE - Acidente Vascular Encefálico

publicidade

Existem dois tipos de AVE - Acidente Vascular Encefálico, o hemorrágico caracterizado pelo rompimento de um vaso sanguíneo, que resulta no derramamento de sangue no cérebro e o Isquêmico que se caracteriza pela interrupção da circulação de sangue em determinada área do cérebro.

O acidente vascular encefálico do tipo hemorrágico subdivide-se em:

  • Hemorragias Intracerebrais (Cerebral): hemorragia dentro do cérebro, com grande probabilidade de haver sequelas.
  • Hemorragias Subaracnóides (Meníngeo): hemorragia em volta do cérebro que leva ao rápido aumento da pressão intracraniana.

O acidente vascular encefálico do tipo isquêmico subdivide-se em:

  • Trombótico: É o tipo de AVE mais frequente. Ocorre quando a interrupção na irrigação sanguínea no cérebro é causada por um trombo ou coágulo sanguíneo.
  • Embólico: Este tipo de AVE ocorre quando a falta de sangue no cérebro é causada pela presença de algum êmbolo, ar, gordura, tecido ou qualquer corpo estranho nas artérias.
  • Lacunar: Ocorre poucas vezes quando há infarto das artérias cerebrais.

Um acidente vascular encefálico pode deixar sequelas como perda de controle motor, fraqueza de um lado de corpo, perda da memória recente ou problemas de comunicação. Essas sequelas podem ser permanentes ou temporárias desde que ocorra um tratamento adequado.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 02/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.