Teste de Gravidez - Diferenças entre o teste de farmácia e o exame de sangue

PUBLICIDADE

O teste de gravidez de farmácia pode ser feito a partir do 1º dia do atraso da menstruação, e o exame de sangue para saber se está grávida pode ser feito 12 dias após o período fértil, ainda antes da menstruação atrasar.

No entanto, os testes de gravidez vendidos na farmácia possuem sensibilidade diferente e por isso, quando o teste dá negativo, mas os sintomas de gravidez estão presentes, ele deve ser repetido após cerca de 3 a 5 dias, porque a quantidade de hormônio na urina aumenta a cada dia, e o resultado pode mudar para positivo após este período.

PUBLICIDADE

Também é importante lembrar que os testes caseiros que utilizam cloro, água sanitária, coca-cola, agulha e vinagre não são confiáveis e não devem ser usados para confirmar a gravidez.

Teste de Gravidez - Diferenças entre o teste de farmácia e o exame de sangue

Que exame devo fazer?

Existem dois exames que são de confiança, o exame de sangue feito em laboratório e o exame de urina, que se compra na farmácia. Eles funcionam porque medem a quantidade do hormônio Beta HCG, que é produzido somente durante a gestação e que está presente na urina ou no sangue da mulher. Veja a seguir como funciona cada um:

Teste de Farmácia

O exame de farmácia, que pode ser comprado por cerca de 10 reais, mede a quantidade de hormônio beta HCG na urina, podendo ser feito a partir do 1º dia de atraso da menstruação. É um exame rápido e que dá o resultado em poucos minutos, mas deve-se estar atenta porque em alguns casos podem acontecer resultados errados, principalmente se o teste for feito muito cedo, o que dificulta a identificação do hormônio.

Assim, em caso de resultado negativo, mas com presença de sintomas de gravidez como aumento da sensibilidade das mamas e aumento da oleosidade da pele, o ideal é repetir o teste após cerca de 3 a 5 dias, ou fazer o exame de sangue. Veja outros sintomas em: 10 primeiros sintomas de gravidez.

Exame de sangue

O exame de sangue feito em laboratório custa entre 20 e 40 reais e é o mais indicado para confirmar a gravidez. Para realizá-lo, não é necessário ter uma prescrição médica nem estar de jejum, mas alguns laboratórios pedem que as mulheres façam um jejum de 4 horas antes de fazer a coleta do sangue.

O resultado do exame sai poucas horas após a coleta e para ser totalmente confiável, ele deve ser feito pelo menos 1 semana após a relação íntima sem preservativo, mesmo que a menstruação ainda não esteja atrasada.

Possíveis resultados dos testes de gravidez

Os possíveis resultados do teste de farmácia e do exame de sangue podem ser:

 Teste de farmáciaExame de sangue Beta HCG
PositivoTira mais escura ou 2 listrasmais de 25 mIU/ml
NegativoNenhuma alteração ou apenas 1 listramenos de 5 mIU/ml
Falso negativoNenhuma alteração ou apenas 1 listraentre 5 a 25 mIU/ml

Resultado positivo

Quando o teste de gravidez dá resultado positivo, indica que a mulher está grávida e deve realizar o pré-natal e começar a se preparar para a chegada do bebê. Se você não estava tentando engravidar, veja como lidar com a gravidez indesejada.

Resultado negativo

Em casos de resultado negativo, mas que o atraso na menstruação continua, deve-se repetir o teste após cerca de 1 semana para confirmar o resultado anterior. Se o novo exame de sangue der negativo novamente, significa que a mulher realmente não está grávida e que é necessário investigar as causas do atraso da menstruação. Veja 5 Causas Comuns da Menstruação Atrasada.

Enquanto não tem a confirmação da gravidez, faça este teste rápido para saber suas chances de estar grávida:

Saiba quais são suas chances de estar grávida

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
No ultimo mês você teve relação sexual sem usar camisinha ou outro método contraceptivo como DIU, implante, anticoncepcional ou outros que impeçam ou dificultam a gravidez?
Você notou algum corrimento vaginal cor-de-rosa ultimamente?
Você está ficando enjoada e tem vontade de vomitar de manhã?
Você está mais sensível ao cheiros, ficando incomodada com cheiros como cigarro, comida ou perfume?
Sua barriga parece mais inchada que antes, sendo mais difícil manter a calça jeans apertada durante o dia?
Sua pele parece mais oleosa e com tendência à acne?
Você está se sentindo mais cansada e com mais sono?
Sua menstruação está atrasada há mais de 5 dias?
Você já fez algum teste de gravidez de farmácia ou o exame de sangue, no ultimo mês, com resultado positivo?
Você tomou a pílula do dia seguinte recentemente?

Parabéns, segundo as suas respostas parece que você está grávida!

Para ter certeza que está grávida deve fazer um teste de gravidez que se compra na farmácia ou um exame de sangue que mede o beta HCG depois vá ao médico para cuidar da sua gravidez e do lindo bebezinho que vêm aí.

Sinto muito, de acordo com suas respostas parece que você não está grávida.

No entanto, é mais seguro fazer um teste de gravidez que se compra na farmácia ou fazer um exame de sangue beta HCG para confirmar esse resultado. Conheça a diferença entre estes exames: Teste de gravidez

PUBLICIDADE