Teste de Gravidez - Diferenças entre o teste de farmácia e o exame de sangue

PUBLICIDADE

O teste de gravidez de farmácia pode ser feito a partir do 1º dia do atraso menstrual, e o exame de sangue para saber se está grávida pode ser feito 12 dias após o período fértil, antes da menstruação atrasar.

No entanto, os testes de gravidez vendidos na farmácia possuem sensibilidade diferente e por isso, em alguns casos, quando o teste de gravidez dá negativo, ele deve ser repetido após 3 ou 5 dias, porque a quantidade de hormônio na urina, duplica a cada dia, e por isso será mais facilmente detectado.

Quem está suspeitando que está grávida porque teve relação sexual sem preservativo também deve observar se surgem sintomas como aumento da sensibilidade das mamas e pele mais oleosa porque estes sintomas são típicos de alterações hormonais, podendo indicar gravidez. Veja outros sintomas em: 10 primeiros sintomas de gravidez.

Que teste de gravidez fazer?

Existem dois tipos de teste de gravidez que são de confiança, o exame de sangue feito em laboratório e o exame de urina, que se compra na farmácia. Estes testes medem a quantidade de Beta HCG, que é um hormônio produzido somente durante a gestação, que estão presente na urina ou no sangue da mulher, informando a mulher se está grávida ou não.

O preço do teste de gravidez de farmácia é de cerca de 10 reais, e o teste de laboratório varia entre 20 e 40 reais. No entanto popularmente acredita-se que certos 'testes caseiros de gravidez' que utilizam cloro, água sanitária, coca-cola, agulha e vinagre possam indicar que a mulher está grávida mas nenhum deles é digno de confiança.

Como funcionam os testes de gravidez

O teste de gravidez de farmácia mede a quantidade de hormônio na urina e o exame de sangue para saber se está grávida, mede a quantidade deste hormônio na corrente sanguínea. Assim, quanto mais hormônios estiverem presente, maior a segurança do resultado.

No entanto, o exame de sangue para saber se está grávida é o mais confiável e é o que detecta a gravidez mais cedo, enquanto que o teste de gravidez que se compra na farmácia pode conferir um resultado falso negativo se for realizado muito cedo, quando ainda existe pouca concentração de hormônios na urina.

Possíveis resultados dos testes de gravidez

Os possíveis resultados do teste de farmácia e do exame de sangue podem ser:

Teste de farmáciaExame de sangue Beta HCG
PositivoTira mais escura ou 2 listrasmais de 25 mIU/ml
NegativoNenhuma alteração ou apenas 1 listramenos de 5 mIU/ml
Falso negativoNenhuma alteração ou apenas 1 listraentre 5 a 25 mIU/ml

Teste de gravidez positivo

Quando o teste de gravidez dá resultado positivo, isso indica que a mulher está grávida e deve começar a se preparar para receber o bebê, realizando o pré-natal, mas se a mulher tomou algum remédio contendo hormônios o resultado pode ser falso e deve-se repetir o teste após 5 dias, ou segundo a orientação médica.

Teste de gravidez negativo

Se o resultado do teste de gravidez que se compra na farmácia der negativo, ainda assim a mulher pode estar grávida porque quando é realizado muito cedo e por isso, se a menstruação continuar atrasada e a mulher suspeitar de estar grávida deverá repetir o teste em 3 a 5 dias. No entanto, se o exame de sangue der negativo significa que ela realmente não está grávida.

Veja quais são os sintomas que podem indicar que você está grávida:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE