Teste de gravidez

publicidade

O teste de gravidez mede a quantidade de Beta HCG, que é um hormônio produzido somente durante a gestação, na urina ou no sangue da mulher, informando a mulher se está grávida ou não.

Desta forma, a mulher pode optar por realizar o teste de gravidez de farmácia, que avalia a quantidade de Beta HCG na urina ou o teste de gravidez do laboratório que avalia a quantidade de Beta HCG no sangue.

O teste de gravidez caseiro com cloro, água sanitária ou vinagre não são confiáveis e por isso não devem ser utilizados, porque podem dar resultados errados e aumentar a dúvida e a angústia da mulher.

O preço do teste de gravidez de farmácia é de cerca de 10 reais, e o teste de gravidez do laboratório varia entre 20 e 40 reais.

Quando fazer o teste de gravidez

Saber quando fazer o teste de gravidez é importante para evitar o resultado falso negativo. O teste de gravidez de farmácia pode ser feito a partir do primeiro dia do atraso menstrual, e o teste de gravidez do laboratório pode ser feito 12 dias após o período fértil.

No entanto, os testes de gravidez vendidos na farmácia possuem sensibilidade diferente e por isso, em alguns casos, quando o teste de gravidez dá negativo, ele deve ser repetido após 3 ou 5 dias, porque a quantidade de hormônio na urina, duplica a cada dia, e por isso será mais facilmente detectado.

Como funciona o teste de gravidez

Para fazer o teste de gravidez que se compra na farmácia deve-se molhar a tira medidora que vem na embalagem na primeira urina da manhã, que é mais concentrada, e esperar alguns minutos. A tira irá mudar de cor e é esta cor que vai informar se o resultado do teste é positivo ou negativo. Geralmente quanto mais escura a tira ficar, maior é a chance da mulher estar grávida.

Resultado do teste de gravidez

O resultado do teste de gravidez do laboratório pode ser:

  • Teste de gravidez positivo: quantidade de BetaHCG superior a 25 mIU/ml, que significa que a mulher está grávida;
  • Teste de gravidez negativo: quantidade de BetaHCG inferior a 5 mIU/ml, que significa que a mulher não está grávida;
  • Teste de gravidez inconclusivo: quantidade de BetaHCG entre 5 a 25 mIU/ml, que significa que a mulher pode ter engravidado recentemente, e por isso deve-se repetir o teste após 3 dias.

O resultado do teste de gravidez de laboratório é mais confiável, porque ele mede a quantidade de hormônio Beta HCG no sangue e por isso se o resultado for negativo, significa realmente que a mulher não está grávida.

Já o teste de gravidez de farmácia apesar de também ser confiável, o seu resultado pode dar errado, caso ele seja feito muito cedo ou de forma incorreta, por isso se a tira medidora, que se coloca na urina, tiver alguma alteração da cor, mesmo que seja um rosa muito claro, este já pode ser um sinal de gravidez e, para confirmá-la, deve-se realizar um teste de gravidez de laboratório.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 15/09/2014 Última atualização da página: 09/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.