Teste de gravidez

publicidade

Existem dois tipos de teste de gravidez que são de confiança, o exame de sangue feito em laboratório e o exame de urina, que se compra na farmácia. Estes testes medem a quantidade de BetaHCG, que é um hormônio produzido somente durante a gestação, na urina ou no sangue da mulher, informando a mulher se está grávida ou não.

O preço do teste de gravidez de farmácia é de cerca de 10 reais, e o teste de laboratório varia entre 20 e 40 reais. No entanto popularmente acredita-se que certos 'testes caseiros de gravidez' que utilizam cloro, água sanitária, coca-cola, agulha e vinagre possam indicar que a mulher está grávida mas nenhum deles é digno de confiança.

Quando fazer o teste de gravidez

O teste de gravidez de farmácia pode ser feito a partir do 1º dia do atraso menstrual, e o teste de gravidez do laboratório pode ser feito 12 dias após o período fértil, antes da menstruação atrasar.

No entanto, os testes de gravidez vendidos na farmácia possuem sensibilidade diferente e por isso, em alguns casos, quando o teste de gravidez dá negativo, ele deve ser repetido após 3 ou 5 dias, porque a quantidade de hormônio na urina, duplica a cada dia, e por isso será mais facilmente detectado.

Como funciona o teste de gravidez

Para fazer o teste de gravidez que se compra na farmácia deve-se molhar a tira medidora que vem na embalagem na primeira urina da manhã, que é mais concentrada, e esperar alguns minutos. O resultado aparecerá imediatamente ou em até 2 minutos.

Resultado do teste de gravidez

O resultado do teste de gravidez do laboratório pode ser:

 Farmácia (urina)Laboratório (sangue)
PositivoTira mais escura ou 2 listrasmais de 25 mIU/ml
NegativoNenhuma alteração ou apenas 1 listramenos de 5 mIU/ml
Falso negativoNenhuma alteração ou apenas 1 listraentre 5 a 25 mIU/ml

O resultado pode ser falso negativo quando é realizado muito cedo e por isso, se a menstruação continuar atrasada e a mulher suspeitar de estar grávida deverá repetir o teste em 3 a 5 dias.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade