13 sintomas de celulite infecciosa (e o que fazer)

Atualizado em abril 2024

Os principais sintomas de celulite infecciosa são manchas vermelhas na pele com bordas pouco delimitadas, inchaço, sensação de calor na pele, dor e aumento da sensibilidade ao toque na região afetada, ou febre.

A celulite infecciosa é causada por bactérias das espécies Staphylococcus ou Streptococcus que conseguem penetrar em camadas mais profundas da pele e no tecido subcutâneo, através de lesões, cortes, feridas cirúrgicas ou picadas de inseto, por exemplo. Veja as principais causas da celulite infecciosa.

Na presença de sintomas de celulite infecciosa, deve-se consultar o dermatologista, infectologista ou clínico geral, para que seja confirmado o diagnóstico e iniciar o tratamento, que normalmente envolve o uso de antibióticos.

Médico dermatologista examinando a pele da perna de um homem

13 sintomas de celulite infecciosa

Os principais sintomas de celulite infecciosa são:

  1. Manchas vermelhas na pele com bordas pouco delimitadas;
  2. Pele vermelha, roxa ou escura;
  3. Inchaço na pele;
  4. Sensação de calor ou aumento da temperatura na pele afetada;
  5. Dor no local;
  6. Aumento da sensibilidade ao toque na região afetada;
  7. Ínguas perto do local afetado;
  8. Bolhas na pele cheia de líquido ou abscessos com pus;
  9. Pele com superfície irregular ou esburacada, como casca de laranja;
  10. Febre acima de 38ºC;
  11. Calafrios;
  12. Mal estar generalizado;
  13. Fadiga ou cansaço excessivo.

Os sintomas da celulite infecciosa são mais comuns de surgir em extremidades, como pés ou pernas, mas também pode afetar qualquer parte do corpo, inclusive na face, região periorbital em volta dos olhos, e nos olhos, por exemplo. Veja como identificar a celulite nos olhos.

Geralmente, os sintomas de celulite infecciosa surgem em apenas um lado do corpo, como uma perna, um pé ou um lado do rosto, e mais raramente, nos dois lados do corpo.

Leia também: Celulite facial: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/celulite-facial

Como identificar celulite infecciosa

A celulite infecciosa é identificada e diagnosticada pelo dermatologista, infectologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, de traumas na pele e do exame físico avaliando as características das lesões na pele.

Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Além disso, o médico pode pedir um exame de sangue e hemocultura para identificar qual bactéria está causando a infecção e, assim, indicar o melhor antibiótico. Saiba como é feita a hemocultura.

O que fazer

Na presença de sintomas de celulite infecciosa, deve-se consultar o dermatologista, clínico geral ou infectologista, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, que normalmente envolve o uso de antibióticos.

Os principais antibióticos que podem ser indicados pelo médico são a cefalexina ou a clindamicina, por via oral, durante 5 a 14 dias de tratamento. Outro antibiótico é o sulfametoxazol + trimetoprima que pode ser associado ao uso da cefalexina.

Em alguns casos, pode ser necessário internamento hospitalar para receber antibióticos na veia, como cefalexina, cefazolina ou vancomicina, por exemplo. 

Além disso, podem er indicados analgésicos ou antitérmicos para baixar a febre e aliviar a dor e o desconforto. Veja todas as opções de tratamento para celulite infecciosa.

Quanto tempo demora celulite infecciosa?

O tempo que a celulite infecciosa pode demorar a recuperar varia de pessoa para pessoa, podendo-se apresentar melhora dos sintomas cerca de 48 horas após o início do tratamento.

No entanto, deve-se continuar a utilizar os antibióticos receitados pelo médico, mesmo que os sintomas melhorem rapidamente, para que a infecção seja curada e para evitar resistência ao antibiótico, que pode tornar o tratamento mais difícil e demorado. Entenda o que é resistência bacteriana.

Leia também: Celulite bacteriana: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/celulite-bacteriana

Vídeos relacionados