Sintomas de catapora

publicidade

Os sintomas da catapora, em geral, começam entre 10 e 21 dias após o contágio da doença. Confira quais são eles e como tratar esta doença.

Sintomas iniciais da catapora

Os sintomas iniciais da catapora são:

  • Dor de cabeça
  • Febre
  • Falta de apetite

Após aproximadamente 2 ou 3 dias, surgem pequenas erupções vermelhas na pele. A erupção cutânea é caracterizada por pequenas manchas vermelhas e planas, que rapidamente formam bolhas redondas, cheias de líquido, acompanhadas por coceira e seguidas por formação de crostas.

Em torno do 5º dia de manifestação da doença, deixam de surgir manchas e,já no sexto dia, a maioria delas já formaram crostas. Quase todas desaparecem em menos de 20 dias.

Fotos da catapora

Fonte:Centers for Disease Control and Prevention

Tratamento para catapora

O tratamento da catapora é feito com o uso de uma pomada antialérgica, para evitar a coceira e as lesões na pele causadas por ela. Para baixar a febre recomenda-se o Paracetamol.

A fim de evitar a transmissão da catapora, deve-se vacinar todas as crianças. Mas, se não for possível, deve-se evitar ao máximo o contato com indivíduos contaminados com a catapora.

Quanto tempo dura a catapora

A catapora dura, em média, 10 dias e, a partir do 6º dia do início dos sintomas, as feridas ganham crosta e a doença deixa de ser contagiosa. Mas, enquanto isto não acontece, o indivíduo deve evitar ao máximo o contato com os outros para evitar a transmissão da doença.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 15/04/2014 Última data de atualização da página: 24/02/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.