Sintomas de catapora

publicidade

Os sintomas da catapora, como pequenas bolhas redondas cheias de líquido e a coceira na pele, geralmente surgem até 20 dias após o contato com alguém com catapora.

Os primeiros sintomas da catapora costumam ser a febre baixa de 38ºC e o surgimento de várias pequenas bolhas nas costas e na barriga, e geralmente após 1 dia, estas bolhas se espalham, afetando o rosto, o couro cabeludo, pernas e baços. Outros sintomas de catapora são falta de apetite e mal-estar geral, que pode deixar a criança prostrada, sem vontade de brincar ou ainda mais agitada, como se ela estivesse incomodada mas sem nenhum motivo aparente.

Geralmente, as bolhas da catapora podem apresentar-se em estágios diferentes e, por isso, é comum verificar bolhas com líquido, enquanto outras já estão cicatrizadas, com crosta. Enquanto as bolhas tiverem líquido o paciente pode contaminar outros e por isso não deve ir à escola ou ao trabalho.

Os sintomas de catapora no bebê são os mesmos acima citados, no entanto também pode surgir cansaço excessivo, falta de vontade para brincar, tosse e secreção nasal, antes do aparecimento das pintas na pele. Já os sintomas de catapora no bebê até 1 ano de idade são raros e, quando acontecem, são leves, provocando poucas pintas na pele.

Fotos da catapora

O diagnóstico da catapora é feito pelo médico ao observar a presença de bolhas no couro cabeludo, e que enquanto algumas bolhas contém líquido, outras já estão cicatrizadas, mas em alguns casos ele pode solicitar um exame de sangue.

Tratamento para catapora

O tratamento da catapora deve ser feito em casa e, normalmente, inclui o uso de Paracetamol para diminuir a febre e pomadas anti-alérgicas, como a Polaramine, para reduzir a coceira.

No entanto, existem outros cuidados que ajudam a reduzir o desconforto da catapora, como:

  • Tomar 2 a 3 banhos por dia com água morna;
  • Cortar as unhas, para evitar criar feridas na pele;
  • Evitar alimentos quentes e salgados, especialmente em casos de catapora na boca.

Veja chás e pomadas para o tratamento da catapora Remédio caseiro para catapora.

Nos casos de indivíduos com sistema imune enfraquecido, como pode acontecer nas grávidas, nos pacientes com HIV e durante o tratamento contra o câncer, o médico pode recomendar o uso do anti-viral Aciclovir para ajudar o sistema imune a eliminar o vírus da catapora mais rápido.

Transmissão e prevenção da catapora

A transmissão da catapora acontece através do contato direto com a pele do paciente infetado, mas também pode ocorrer pela partilha de roupas ou objetos infetados com as secreções das bolhas.

Além disso, o vírus da catapora passa pela saliva, fazendo com que o paciente possa contaminar outros através de conversas próximas, tosse ou espirros.

Para prevenir o contágio da catapora os indivíduos saudáveis, que nunca tiveram catapora devem evitar estar no mesmo cômodo que o paciente infectado ou tomar a vacina contra a catapora.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade