Cobreiro

publicidade

Cobreiro é uma doença de pele cientificamente chamada de herpes zóster. Esta doença é contagiosa e é transmitida através do contato direto com a secreção produzida pela ferida, sempre que esta se manifesta.

O cobreiro pode aparecer quando o indivíduo fica muito tempo exposto ao sol, está sob situações de estresse ou quando o seu sistema imune está enfraquecido. Os locais mais afetados pelo cobreiro são a boca e as regiões genitais, embora também seja facilmente encontrado no tronco.

Sintomas de cobreiro

Os sintomas do cobreiro são:

  • Dor no local;
  • Queimação;
  • Vermelhidão;
  • Inchaço.

Após, aproximadamente, 3 dias surgem bolhas que, ao arrebentar, liberam um líquido transparente. Esta ferida dura, em média, 10 dias, mas pode durar até 21 dias.

Fotos do cobreiro

Fonte: Centers for Disease Control and Prevention

Diagnóstico do cobreiro

O diagnóstico do cobreiro é feito pelo médico, ao observar as lesões na pele do indivíduo.

Tratamento para cobreiro

O tratamento para cobreiro é feito com um anti-viral por cerca de 5 a 10 dias. Alguns exemplos são: Aciclovir (Zovirax); Fanciclovir (Famvir) e Valaciclovir (Valtrex). O medicamento combate o vírus e as lesões vão desaparecendo até 21 dias, em indivíduos saudáveis.

Como evitar o contágio com o cobreiro

Para evitar o contágio com o cobreiro, recomenda-se não beijar a boca do indivíduo que tenha a ferida no local, e não utilizar o mesmo copo, talher, batom, ou qualquer outro objeto que tenha sido "contaminado" pelo vírus presente na ferida. Em caso de feridas na zona genital, recomenda-se não ter relação e não partilhar lençóis, toalhas e roupas íntimas.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade