Conheça os Sintomas da Estomatite Aftosa

PUBLICIDADE

Aftas, feridas, dor e vermelhidão na boca são alguns dos sintomas causados pela Estomatite aftosa, uma doença que pode surgir quando o sistema imunológico se encontra enfraquecido. 

Na Estomatite Aftosa as aftas surgem geralmente a cada 15 ou 30 dias, podendo ser tratadas com remédios caseiros, naturais e homeopáticos como o extrato de Alcaçuz ou de Própolis, por exemplo. 

PUBLICIDADE

Principais Sintomas 

É possível saber que se está com Estomatite aftosa quando os episódios de aftas são recorrentes,  os principais sintomas incluem: 

  • Surgimento de afta ou de úlceras na boca com formato redondo ou oval e boda avermelhada, que podem surgir em toda a boca mas especialmente na parte interior do lábio, gengiva, garganta, bochecha ou língua; 
  • Dor e sensibilidade na região da afta; 
  • Dificuldade para comer ou engolir, especialmente se as aftas estiverem localizadas debaixo da língua, na garganta ou no interior das bochechas.
  • Mal estar geral, desconforto e inchaços na boca causados pela inflamação das úlceras. 

Homem com afta na região dos lábiosHomem com afta na região dos lábios
 

Além disso, quando as aftas e úlceras que surgem provocam muita dor e desconforto, a escovagem dos dentes acaba sendo evitada e que pode levar ao surgimento do mau hálito e gosto ruim na boca. 

O que Fazer Para Sarar

O tratamento da Estomatite Aftosa pode ser feito usando remédios caseiros, naturais e homeopáticos, que servem para aliviar os sintomas de dor e desconforto, ajudando na cicatrização das aftas. 

Assim, alguns remédios caseiros e naturais que podem ser usados incluem: 

  1. Gotas de Alcaçuz, que quando aplicadas topicamente possuem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes;
  2. Extrato de Própolis, que pode ser aplicado diretamente sobre as aftas pois possui uma ação cicatrizante, anti-inflamatória e bactericida, regenerando e acalmando a pele; Veja como usar este extrato em Saiba como usar o Extrato de Própolis.
  3. Chá de barbatimão, que quando usado para bochechar ajuda a desinfectar e cicatrizar as aftas e feridas na boca. Porém se preferir, este chá também pode ser aplicado diretamente sobre a afta 2 a 3 vezes por dia, com o auxilio de um cotonete por exemplo. 
  4. Cravinho seco, que combate os germes e ajuda na cicatrização, podendo ser usado para preparar chá para usar em bochechos ou colocado na boca e chupado ao longo do dia. Veja outros remédios caseiros e naturais que podem ser usados no tratamento em Remédios Naturais para as Aftas.

Além destes remédios caseiros, existem alguns remédios de farmácia como anti-inflamatórios, antibióticos e anestésicos que podem ser receitados pelo médico para aliviar os sintomas de dor e auxiliar na cicatrização.

Cuidados Durante o Tratamento

Durante o tratamento da Estomatite Aftosa existem alguns cuidados que podem ajudar na recuperação, como:

  • Manter a boa higiene oral, escovando os dentes, usando fio dental e usando antisséptico bucal varias vezes por dia;
  • Fazer bochechos de água morna e sal após escovar os dentes;
  • Evitar alimentos muito quentes como sopas ou cremes;
  • Evitar alimentos salgados ou muito ácidos como o maracujá, limão ou abacaxi que podem irritar as feridas e causar maior dor. 

Além disso, também é importante beber muita água durante o tratamento para manter a hidratação, assim como é recomendado que seja feita uma alimentação mais liquida ou pastosa, à base de cremes, sopas, mingaus, purés e papas. Veja outras dicas que também ajudam a sarar as aftas mais rapidamente em 5 dicas para curar as aftas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE