Placa de bruxismo: o que é, quando é indicada, tipos e como limpar

Atualizado em outubro 2023

A placa de bruxismo é um dispositivo odontológico que serve para evitar o desgaste dos dentes causado pelo ato de ranger os dentes, especialmente à noite ao dormir, pois mantém os dentes separados.

Essa placa, também chamada de placa miorrelaxante, placa oclusal ou placa de mordida, pode ser feita com silicone que é um material mais flexível, ou com acrílico que é mais rígido, feita de forma individualizada para se encaixar nos dentes, aliviando os sintomas de bruxismo como dor nas articulações da mandíbula ou dor de cabeça ao acordar.

O tratamento do bruxismo feito pelo dentista, que além da placa de bruxismo, também pode indicar outros tratamentos, como correção dos dentes, aplicação de toxina botulínica, uso de relaxantes musculares, além de formas de reduzir o estresse e a ansiedade. Confira todas as opções de tratamento para bruxismo.

Imagem ilustrativa número 1

Quando é indicado

O uso da placa de bruxismo é indicado para:

  • Reduzir o desgaste do esmalte dos dentes e de restaurações dentárias;
  • Proteger a arcada dentária;
  • Evitar rachaduras ou fraturas nos dentes;
  • Diminuir a dor na mandíbula, pescoço, rosto ou ouvido;
  • Prevenir a dor de cabeça causada pelo apertar e o ranger dos dentes;
  • Evitar dor ao mastigar ou dificuldade em movimentar a boca;
  • Diminuir a perda óssea que pode levar ao amolecimento dos dentes.

Além disso, o uso da placa de bruxismo ajuda a melhorar a saúde da boca e dentes, além da qualidade do sono e a qualidade de vida.

O uso da placa de bruxismo deve ser indicado pelo dentista após uma avaliação completa dos dentes e articulações temporomandibulares, assim como do histórico de saúde e de fatores que podem estar causando o bruxismo.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como é feita

A placa de bruxismo é feita pelo dentista, no consultório, utilizando um molde com um material semelhante a uma massa, que se adapta ao formato dos dentes.

Com esse molde, o dentista faz a placa de bruxismo com diferentes materiais, o que varia de acordo com o tipo e características do bruxismo.

A placa de bruxismo é individualizada e, geralmente, é feita para a a mandíbula superior.

Tipos de placa de bruxismo

A placa de bruxismo pode ser feita com diferentes materiais, sendo os principais:

1. Placa de bruxismo de silicone

A placa de bruxismo de silicone é uma placa mais flexível e macia, indicada nos casos de bruxismo cêntrico, em que ocorre apenas o aperto dos dentes, e não o ranger dos dentes.

Isto porque o ranger dos dentes pode causar desgaste da placa de bruxismo de silicone.

A placa de bruxismo de silicone também pode ser indicada para reduzir a dor a curto prazo, até que a placa de acrílico fique pronta.

2. Placa de silicone de acrílico

A placa de bruxismo de acrílico é uma placa rígida indicada nos casos de bruxismo excêntrico, em que ocorre o ranger dos dentes.

Essa placa é mais eficaz do que a placa de silicone na redução dos sintomas, principalmente porque pode ser usada a longo prazo, pois é mais durável.

3. Placa de bruxismo de acetato

A placa de bruxismo de acetato é outra placa rígida que pode ser indicada pelo dentista como uma alternativa à placa de acrílico para ajudar a identificar a intensidade e o tipo de bruxismo.

Essa placa ajuda apenas a evitar o desgaste dos dentes, sendo um dos tipos mais indicados.

Como usar

A placa de bruxismo deve ser usada encaixando a placa na arcada dentária, geralmente, na arcada dentária superior para evitar o aperto ou o ranger dos dentes, ajudando a aliviar os sintomas do bruxismo.

O tempo e o horário de uso da placa de bruxismo deve ser orientado pelo dentista, de forma individualizada.

Pode usar a placa de bruxismo durante o dia?

A placa de bruxismo pode ser usada tanto de dia como de noite, o que depende da indicação do dentista.

Da mesma forma, o temo de utilização da placa de bruxismo deve ser orientado pelo dentista, pois varia de acordo com os sintomas e sua gravidade, assim como das características do bruxismo.

É normal a placa de bruxismo apertar os dentes

Durante os primeiros dias do seu uso, é normal a placa de bruxismo apertar um pouco os dentes, principalmente a placa de acetato. Geralmente, esse desconforto melhora com o tempo, à medida que a pessoa se adapta ao seu uso.

No entanto caso surja dor ou a piora da dor do bruxismo, deve-se consultar o dentista novamente, para que seja feita uma avaliação, pois pode ser uma má adaptação da placa aos dentes ou até outros problemas de saúde.

Como limpar a placa de bruxismo

Para limpar a placa de bruxismo, deve-se ter alguns cuidados, como:

  • Enxaguar a placa de bruxismo com água fria após a cada uso, para eliminar resíduos;
  • Não usar água quente, pois pode provocar deformidades na placa;
  • Escovar a placa de bruxismo, por dentro e por fora, com uma escova de dentes macia, reservada somente para sua limpeza, e uma pasta de dentes não abrasiva e não branqueadora recomendada pelo dentista, e enxaguar em seguida;
  • Não usar água sanitária ou outros produtos químicos que não tenham sido recomendados pelo dentista; 
  • Secar a placa de bruxismo após sua limpeza, utilizando um papel toalha ou deixando secar naturalmente em temperatura ambiente, para evitar o crescimento de bactérias ou fungos na placa;
  • Guardar a placa de bruxismo no estojo após a sua limpeza, caso não se vá utilizá-la imediatamente.

A cada 7 a 15 dias, pode-se fazer a limpeza da placa de bruxismo com bicarbonato de sódio, vinagre, água oxigenada ou pastilhas efervescentes utilizadas para limpeza de dentaduras. Veja como fazer a limpeza com pastilhas de dentadura.

Além disso, é importante escovar os dentes antes de utilizar e após a limpeza da placa de bruxismo.

Como usar bicarbonato para limpar a placa de bruxismo

Uma das formas de tirar o amarelado da placa de bruxismo é utilizando o bicarbonato de sódio, que também ajuda a reduzir o mau cheiro da placa.

Par isso, deve-se adicionar em um recipiente limpo e seco a mesma quantidade de bicarbonato de sódio e água, para formar uma pasta.

Em seguida, colocar um pouco dessa pasta de bicarbonato na escova de dentes usada somente para a limpeza da placa, escovando-a suavemente por dentro e por fora, e depois enxaguar em água fria.

A limpeza da placa de bruxismo com bicarbonato de sódio pode ser feita 1 vez por semana, ou conforme orientado pelo dentista.

Vídeos relacionados