O que fazer para cuidar do piercing inflamado

Atualizado em fevereiro 2024

O piercing inflamado acontece quando há uma alteração no processo de cicatrização, causando dor, inchaço e vermelhidão acima do normal após perfurar a pele. 

O tratamento do piercing inflamado deve, de preferência, ser orientado por um enfermeiro ou clínico geral, de acordo com o tipo de ferida e o grau da inflamação, mas as orientações gerais incluem manter o local limpo e seco, evitando umidade e suor, além de fazer uso de medicamentos anti-inflamatórios ou antibióticos receitados pelo médico.

Confira os principais cuidados que deve ter com o piercing inflamado:

Como saber se o piercing está inflamado

Alguns sinais que podem indicar que está acontecendo uma inflamação exagerada ou até uma infecção, como:

  • Vermelhidão ou inchaço que não melhoram em 3 dias;
  • Aumento da área vermelha e inchada para a pele ao redor;
  • Dor muito intensa ou insuportável;
  • Presença de pus, com secreção branca, amarelada ou esverdeada, ou sangue no local;
  • Presença de febre ou mal estar.

Na presença destes sinais e sintomas, deve-se procurar o pronto-socorro, para que seja iniciado o tratamento com anti-inflamatórios e antibióticos, prescritos pelo clínico geral.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

8 passos para cuidar do piercing inflamado

Caso seja percebido que o local do piercing está inflamado, é preciso ter alguns cuidados, como por exemplo:

  1. Lavar bem as mãos com água e sabão antes de tocar no piercing;
  2. Lavar o local cerca de 2 vezes ao dia, com água e sabão, que pode ser neutro ou antibacteriano, e, em seguida, secar com uma toalha ou gaze limpas;
  3. Evitar deixar a região úmida, com suor ou acúmulo de secreção, usando roupas arejadas e mantendo o local seco;
  4. Limpar o local com soro fisiológico e algodão. Também pode ser utilizada uma solução caseira, feita com 250 ml de água limpa e morna com 1 colher de chá de sal;
  5. Aplicar antisséptico, como a iodopovidona, que ajuda a prevenir infecções no local;
  6. Tomar anti-inflamatórios, como ibuprofeno, nimesulida ou cetoprofeno, por exemplo, ajudam a melhorar a dor e o inchaço;
  7. Evitar o atrito do piercing com roupas ou acessórios;
  8. Ter cuidado com a alimentação, pois existem tipos de comida que podem dificultar a cicatrização, como doces, refrigerantes, frituras e embutidos. Alimentos anti-inflamatórios podem ajudar no tratamento do piercing inflamado, como açafrão e alho, por exemplo. Saiba quais são os alimentos que ajudam a combater a inflamação

No caso de piercing inflamado na boca, como na língua ou lábio, além destes cuidados, é importante fazer uma alimentação com alimentos moles para ajudar a diminuir o desconforto e a dor. 

Não se deve utilizar produtos como mel, babosa ou outras pomadas caseiras, pois podem acumular sujeiras na região e atrapalhar a cicatrização. Produtos como álcool, iodo ou água oxigenada, por causarem irritação, só devem ser usados em casos de feridas maiores que necessitam de curativos, orientados pelo enfermeiro ou clínico geral.

Pomadas para piercing inflamado

As pomadas para piercing inflamado são principalmente as pomadas cicatrizantes, corticoides ou antibióticas, que ajudam a reduzir a inflamação e/ou a infecção no local.

Assim, algumas pomadas que podem ser indicadas pelo dermatologista são a pomada de neomicina + bacitracina ou a pomada de dexametasona, por exemplo. Confira as principais pomadas cicatrizantes e antibióticas.

Essas pomadas devem ser usadas com indicação do dermatologista após a avaliação do piercing e da presença de inflamação e/ou infecção, de forma a indicar o melhor tipo de pomada.

Como evitar a inflamação

Para evitar a inflamação do piercing, é importante adotar alguns cuidados após a sua colocação, como:

  1. Não deixar que a roupa ou acessórios rocem no local em que o piercing foi colocado;
  2. Impedir o acúmulo de suor ou secreção na região;
  3. Manter o local sempre limpo e seco, evitando entrar em piscinas, lagos ou mar enquanto a ferida não estiver cicatrizada;
  4. Ao limpar o local, é recomendado mexer na joia um pouco, de forma cuidadosa e com as mãos sempre limpas, para evitar acúmulo de secreções que podem facilitar a infecção.

Além disto, a colocação do piercing deve ser sempre feita em local confiável, pois o uso de material contaminado pode causar sérias infecções, além de haver o risco de transmissão de doenças como hepatite e HIV, por exemplo. Veja mais sobre as formas corretas de tratar o piercing e evitar uma infecção

Vídeos relacionados