Medicamentos para candidíase

publicidade

Alguns exemplos de medicamentos para a candidíase são o Fluconazol e o Miconazol, mas existem outros medicamentos que podem ser utilizados no caso desta doença.

Medicamentos para candidíase em dose única

Os medicamentos para candidíase em dose única são indicados em casos mais simples, sem grandes complicações. Normalmente, o médico prescreve um tratamento por via oral à base de fluconazol ou Itraconazol. Dependendo dos casos, o comprimido é tomado em dose única ou fracionado num único dia. Caso não ocorra melhora dos sintomas em 24 horas, pode haver necessidade de uma segunda dose, 72 horas após a primeira dose.

Outra alternativa para o tratamento medicamentoso da candidíase em dose única são os óvulos intravaginais à base de Nitrato de Isoconazol.

Medicamentos para candidíase feminina

Os medicamentos para candidíase feminina incluem cremes, comprimidos vaginais e comprimidos orais. Podem ser utilizados isoladamente ou associados, dependendo da gravidade dos sintomas e de acordo com a prescrição médica. Geralmente, os cremes mais indicados são à base de nistatina ou nitrato de miconazol. Esses cremes são utilizados de preferência antes de dormir, através de aplicadores vaginais descartáveis, de forma bastante simples e higiênica. O tratamento com cremes é feito diariamente e pode durar de 7 a 10 dias.

Outra alternativa para o tratamento da candidíase na mulher são os comprimidos vaginais à base de fluconazol, introduzidos no órgão genital feminino antes de dormir. Os comprimidos orais também são utilizados e o tratamento pode variar de 1 a 14 dias, de acordo com a prescrição do médico. Em mulheres grávidas se dá preferência ao tratamento à base de cremes, pois os antifúngicos orais não são indicados.

Medicamentos para candidíase no homem

Os medicamentos para a candidíase no homem mais utilizados são as pomadas antifúngicas, como fluconazol, itraconazol, clotrimazol, nistatina e cetoconazol. Se as crises forem muito frequentes, pode ser sinal de resistência dos fungos ao tratamento realizado. Nesses casos, deve-se procurar orientação médica o mais rápido possível, para que seja sugerido outro tipo de conduta.

É importante realçar que, tanto nas mulheres quanto nos homens, deve-se ter alguns cuidados a fim de prevenir a ocorrência da candidíase, como, por exemplo: dar preferência a roupas íntimas de algodão e mais largas, manter o órgão genital sempre limpo e seco, ter hábitos de vida saudáveis e manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e legumes, a fim de aumentar a imunidade do organismo.

Pomada para candidíase

Uma ótima pomada para candidíase é a de Fluconazol, que deve ser aplicada nos órgãos genitais internos e externos por, aproximadamente, 7 a 14 dias consecutivos.

Contudo, se a candidíase for persistente, recomenda-se uma consulta com o ginecologista para uma avaliação mais profunda e um tratamento mais direcionado, que deverá incluir alterações na dieta alimentar e nos hábitos de higiene íntima.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 17/10/2014 Última atualização da página: 28/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.