Para que serve o Iodeto de Potássio

Bula de Para que serve o Iodeto de Potássio

O Iodeto de potássio pode ser usado para o tratamento de diferentes problemas, como para ajudar a expulsar a expectoração ou para tratar deficiências nutritivas ou casos de exposição à radioatividade.

Este remédio pode ser encontrado na forma de xarope ou pastilha e é um elemento com propriedades anti-radioativas, que protegem a tireoide e todo o sistema endócrino do corpo, além de apresentar também propriedades expectorantes.

Indicações

O Iodeto de potássio é indicado para o tratamento de problemas pulmonares como asma brônquica, bronquite, enfisema pulmonar, de deficiências nutritivas e para o tratamento de casos onde ocorreu uma exposição radioativa.

Preço

O preço do Iodeto de potássio varia entre os 4 e os 16 reais, e pode ser comprado em farmácia convencional, drogaria ou lojas on-line.

Como tomar

Para o tratamento de problemas pulmonares

  • Crianças com mais de 2 anos de idade: devem ser tomados entre 5 a 10 ml de xarope, tomados 3 vezes por dia de acordo com as indicações dadas pelo médico.
  • Adultos: são recomendados 20 ml de xarope, tomados até um máximo de 4 vezes por dia, de acordo com as indicações do médico.

Para que serve o Iodeto de Potássio

Para o tratamento de deficiências nutritivas

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos de idade: devem ser tomados entre 120 a 150 microgramas por dia, de acordo com as indicações dadas pelo médico.
  • Grávidas e mulheres amamentando: devem ser tomados entre 200 a 300 microgramas por dia, de acordo com as indicações dadas pelo médico.

Para que serve o Iodeto de Potássio

Para o tratamento da exposição à radioatividade

  • Nestes casos, se possível o Iodeto de potássio deve ser administrado anda da exposição à nuvem radioativa, ou até 24 horas depois da exposição, sendo que passado este tempo o efeito do medicamento será cada vez menor pois o corpo já terá absorvido parte da radiação.

Efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais do Iodeto de potássio podem incluir aumento da produção de saliva, sabor metálico na boca, feridas nos dentes e gengivas, problemas na boca e glândulas salivares, aumento do tamanho da glândula da tiroide, níveis muito elevados ou baixos da hormona da tiroide, náusea, dor abdominal ou urticária na pele.

Contraindicações

Iodeto de potássio está contraindicado durante a gravidez e amamentação, para pacientes com tuberculose, doença de Addison, bronquite aguda, hipertiroidismo sintomático ou adenoma da tiroide, pacientes com doenças nos rins ou desidratação e para pacientes com alergia ao Iodo ou a algum dos componentes da fórmula.

Mais sobre este assunto: