Insulina

publicidade

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que permite a entrada da glicose e da gordura nas células e da proteína nos músculos.

O principal estímulo para a produção de insulina é a concentração elevada de glicose no sangue após as refeições. Quando a produção de insulina é insuficiente ou ausente, o açúcar se acumula no sangue e na urina, destruindo as células por falta de energia.

A falta de insulina no organismo leva ao aumento da glicose, emagrecimento e diminuição da musculatura, que são os sintomas da diabetes e, por isso, a toma da insulina sintética é recomendada para o tratamento desta doença.  

Resistência a insulina

A resistência a insulina ocorre quando o organismo perde a capacidade de utilizar a insulina de forma adequada. A resistência a insulina pode surgir cerca de 5 a 10 anos antes do diagnóstico da diabetes tipo 2, e frequentemente está presente em indivíduos que possuem hipertensão arterial, colesterol alto e que estão acima do peso. 

Os sinais e sintomas da resistência a insulina são o acumulo de gordura na barriga, dificuldade para emagrecer, triglicerídeos altos, e uma mancha escura na região do pescoço que se chama acantose nigricans. Seu tratamento pode ser feito com a prática regular de exercícios físicos e com o uso de medicamentos indicados pelo médico endocrinologista.

Pode-se identificar a resistência à insulina num exame de sangue, assim como a glicose sanguínea, e ambos resultados são importantes para o diagnóstico da pré-diabetes ou diabetes. O tratamento da resistência a insulina é importante pois com o seu controle é possível prevenir a instalação da diabetes.

Insulina e Glucagon

A insulina e o glucagon são dois hormônios produzidos pelo pâncreas que têm efeitos contrários entre si. A função do glucagon é usar a glicose para aumentar os níveis de açúcar no sangue, aumentar a degradação de proteínas e a liberação de gorduras, e a da insulina, colocar a energia dentro das células.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/09/2014 Última atualização da página: 16/12/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.