Hemorragia

publicidade

Hemorragia é caracterizada por uma intensa perda de sangue por algum orifício, ou corte, para dentro ou para fora do corpo. Sempre que um indivíduo for identificado com uma hemorragia de maior volume e que não ceda espontaneamente,  recomenda-se levá-lo ao hospital o mais rápido possível.

A hemorragia pode ser classificada como:

  • Hemorragia Interna: ocorre quando não a vemos sem exames específicos ou quando há um pequeno sangramento no nariz ou nos ouvidos e
  • Hemorragia Externa: ocorre quando o sangue pode ser visto a olho nu, como ocorre nos acidentes automobilísticos, por exemplo.

Quando há uma hemorragia interna ela só pode ser identificada por médicos com base em exames específicos. No hospital será procurado, então, o local onde está ocorrendo o sangramento para ser tratado, mas saber quais são os primeiros socorros para hemorragia pode salvar uma vida.

Como identificar uma hemorragia

Quando há uma hemorragia externa, deve-se observar a coloração do sangue, se a cor for vermelho vivo, será um jato forte necessitando de uma compressa feita imediatamente, pois há grande risco de morte por perda sanguínea.

Se a cor do sangue for mais escura, há menor risco de morte, mas também é uma situação grave que deve ser tratada o quanto antes.

A hemorragia interna pode ser observada através da saída de uma pequena quantidade de sangue pelas narinas ou nos ouvidos e dor abdominal intensa.

Como parar uma hemorragia

Para parar uma hemorragia, recomenda-se fazer um garrote alguns centímetros acima da lesão, como, por exemplo, amarrar uma camisa limpa num braço, ou numa perna que tenha um sangramento grave.

As hemorragias internas só podem ser cessadas pelos médicos e é preciso levar o indivíduo para o hospital o mais rápido possível.

Numa hemorragia, as principais complicações que podem ocorrer são o risco de infecção e o estado de choque hipovolêmico, devido a falta de sangue nos principais órgãos do organismo que são o cérebro, coração e rins.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 30/05/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.