Fel da terra: para que serve (e como fazer o chá)

Atualizado em janeiro 2024
Evidência científica

Fel-da-terra é uma planta medicinal, da espécie Centaurium erythraea, muito utilizada popularmente para o tratamento má digestão, doenças do fígado, perda do apetite ou excesso de gases.

As partes normalmente usadas dessa planta medicinal são suas partes aéreas, de onde são extraídas as substâncias com propriedades medicinais, como compostos fenólicos e flavonoides, para o preparo do chá, sucos ou vinhos, por exemplo.

O fel-da-terra, também conhecido como centáurea-menor, pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação e deve ser usado com orientação médica ou do fitoterapeuta.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O fel-da-terra é indicado para:

  • Má digestão;
  • Excesso de gases ou prisão de ventre;
  • Doenças do fígado, como a hepatite e icterícia;
  • Estomatites, que são pequenas feridas e bolhas que surgem na boca;
  • Laringite ou faringite crônica;
  • Danos nos rins, causado pela diabetes;
  • Infecções urinárias;
  • Vermes;
  • Febre.

Além disso, essa planta medicinal também pode ser usada para estimular o apetite, nos casos de anorexia, por exemplo, principalmente quando combinada com outras plantas medicinais como a genciana e a artemísia.

No entanto, embora tenha benefícios para a saúde, ainda são necessários mais estudos que os comprovem, pois a maioria dos experimentos científicos foram feitos em ratos. Por isso o uso dessa planta só deve ser feito com orientação médica ou do fitoterapeuta.

Propriedades do fel-da-terra

O fel-da-terra tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, vermífugas, antidiabéticas, diuréticas, antiespasmódicas, estimulante do suco gástrico e antipirética.

Esses benefícios devem-se a presença de xantonoides, secoiridoides, terpenoides, compostos fenólicos, flavonoides e xantonas, por exemplo, na sua composição.

Chá de fel-da-terra

O fel-da-terra pode ser usado para fazer licor, vinho e chás, que devem ser consumidos 2 a 3 vezes ao dia antes das refeições, por no máximo 2 semanas.

Ingredientes

  • 1 colher (de sopa) de folhas de fel-da-terra;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar a água para ferver e quando levantar fervura desligar o fogo. Adicionar a água fervente na xícara com as folhas de fel-da-terra. Deixar descansar até ficar morno, coar, e beber em seguida.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do fel-da-terra são irritação da mucosa do estômago, dor ou desconforto abdominais, principalmente quando utilizada por tempo prolongado.

Além disso, podem ocorrer efeitos colaterais mais graves, que necessitam atendimento médico imediato, como batimentos cardíacos acelerados, palpitações, falta de ar, tontura, confusão mental, dificuldade para falar, perda da coordenação motora ou fraqueza intensa.

Deve-se procurar o pronto socorro também se surgirem sintomas como dor de cabeça intensa, rigidez muscular, visão embaçada ou com halos, ou sensação de desmaio.

Quem não deve usar

O fel-da-terra não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.

Além disso, essa planta também é contraindicada para pesoas que tenham gastrite, úlceras no estômago, refluxo gastresofágico, doença de Crohn, diarreia, inflamação aguda do trato gastrointestinal ou acidose metabólica, por exemplo.