Antibiótico Amoxicilina

Bula de Antibiótico Amoxicilina

A amoxicilina é um antibiótico que ajuda a eliminar diferentes tipos de bactérias, podendo ser utilizada no tratamento de vários problemas que envolvam infecções respiratórias, renais ou urinárias, por exemplo.

Por ser um antibiótico, a amoxicilina só deve ser utilizada sob orientação do médico, pois o seu uso incorreto pode provocar um agravamento da infecção, podendo colocar a vida em risco. Saiba mais sobre o perigo de tomar antibióticos de forma incorreta em O que são e como tomar os Antibióticos

Assim, a amoxicilina só pode ser vendida nas farmácias com apresentação de uma receita médica e alguns dos seus comerciais incluem: Amoxil, Amoxifar, Amoxina, Novocilin ou Velamox, que podem ser vendidos sob a forma de comprimidos ou xarope.

Antibiótico Amoxicilina

Para que serve

Este medicamento é utilizado no tratamento de infecções em diferentes locais do corpo como:

  • Pulmões;
  • Nariz ou laringe;
  • Estômago;
  • Rins;
  • Genitais;
  • Vesícula biliar;
  • Pele.

Além disso, a amoxicilina também pode ser associada ao ácido clavulânico ou clavulanato para aumentar o efeito do remédio, especialmente em infecções do ouvido médio, trato respiratório, dentes, articulações ou trato urinário.

Preço

O preço da amoxicilina é de aproximadamente 30 reais por embalagem, no entanto o preço pode variar de acordo com a marca do medicamento, dosagem e a associação de outro componente como o clavulanato.

Como usar

A amoxicilina deve sempre ser utilizada de acordo com a indicação do médico, no entanto, geralmente ela deve ser tomada a cada 12 horas e até ao final da embalagem, para garantir o seu efeito e evitar que possa piorar o problema que está sendo tratado.

No caso de bebês e crianças, a dose deve ser adaptada pelo pediatra de acordo com o peso e, por isso, é recomendado utilizar o antibiótico em forma de xarope.

Quais os efeitos secundários

O principal efeito colateral deste antibiótico é o desenvolvimento de diarreia, no entanto, outros efeitos colaterais comuns incluem urticária, náuseas, candidíase e alterações no exame de sangue, desde anemia até diminuição das plaquetas.

Se apresentar diarreia devido ao uso da amoxicilina, veja o que pode fazer para tratar o problema rapidamente.

Este antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?

A amoxicilina pode reduzir a quantidade de hormônios liberados pela pilula anticoncepcional e, por isso, o seu efeito pode ficar diminuído. Dessa forma, é recomendado utilizar camisinha em todas as relações durante o tratamento e até 7 dias após o término do medicamento.

Além disso, outros métodos anticoncepcionais como injeções anticoncepcionais ou pílula do dia seguinte também podem ter efeito reduzido devido ao uso deste antibiótico.

Quem não deve utilizar

Este antibiótico está contraindicado para grávidas e mulheres a amamentar, assim como pessoas com alergia à amoxicilina ou penicilina. Além disso, também não deve ser usado por pacientes que estão fazendo tratamento com Alopurinol.

Já pacientes com insuficiência renal só devem tomar este medicamento sob vigilância de um médico, pois a dosagem deve ser sempre adaptada à capacidade de funcionamento do rim.

Mais sobre este assunto: