Doenças Provocadas pelo Álcool

publicidade

O álcool pode provocar doenças em vários órgãos e, dependendo da gravidade, os danos são irreversíveis, levando o alcoólatra à morte.

As doenças provocadas pelo álcool podem ser:

  • Pelagra: deficiência grave de vitamina B3 (niacina) que compromete as funções mentais, fazendo o doente agir como se estivesse fora da realidade. O quadro é irreversível e pode levar à morte.
  • Doenças cardiovasculares, como infartos devido à aterosclerose provocada pela má alimentação, que também altera o nível de lipídeos e eleva as taxas de colesterol e triglicerídeos.
  • Tuberculose e pneumonia, que causam dores no tórax, cansaço, febre e escarro sanguíneo, reversível, em geral, com repouso, antibióticos e boa alimentação.
  • Hepatite, que evolui facilmente para cirrose, que é fatal. Neste caso, o paciente perde peso e acumula líquido nas pernas e abdômen, apresenta pele e olhos amarelados, febre e dor abdominal.
  • Gastrite e gastroenterite são as doenças mais comuns nos alcoólatras. O tratamento das duas enfermidades é a abstinência do álcool e dieta balanceada.
  • Pancreatite: destruição das células do pâncreas que evolui várias rapidamente para o diabetes.

As clínicas particulares de dependentes químicos e o instituto Alcoólicos Anônimos têm um papel muito importante a desempenhar no acompanhamento e recuperação desses doentes e estão preparados para tratar e ajudar o indivíduo a refazer sua vida longe do vício, reduzindo, assim, os danos que o alcoolismo pode trazer para o alcoólatra.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade